A retomada dos atendimentos presenciais e audiências no Poder Judiciário foram alguns dos temas debatidos, na manhã desta sexta-feira (28), pelo presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), desembargador Paulo Kiyochi Mori. Participaram também das deliberações o juiz de direito auxiliar da corregedoria, Rinaldo Forti da Silva, e o diretor tesoureiro da Seccional, Fernando Maia.
“A OAB postulou muito pela preservação do distanciamento social e pelos cuidados para a não propagação do vírus. Mas no atual momento defendemos retorno gradual das atividades presenciais na Justiça Estadual. Além disso, a advocacia tem demonstrado preocupação com o procedimento adotado para realização das audiências de instrução, onde as partes e testemunhas têm sido recebidas nos escritórios de advocacia”, detalhou o presidente da OABRO.
O desembargador Paulo Kiyochi Mori esclareceu que o plano de retomada já está em fase final de produção, e estuda a possibilidade das audiências de instrução e julgamento voltarem a acontecer nas instalações dos fóruns. Porém, o magistrado garantiu que a OAB será ouvida para contribuir com a formatação do plano.
Quanto ao atendimento à advocacia, o juiz Rinaldo Forti detalhou as medidas adotadas para facilitar o contato, e destacou que está em análise o pedido da OAB para a criação da Secretaria Virtual.
O presidente da OAB ressaltou a importância da extensão do horário de atendimento englobar também o período vespertino para o melhor atendimento da advocacia e das partes. O presidente do TJRO disse que irá discutir esse tema com a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Rondônia.