O presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante, participou nesta quarta-feira (13) do programa Tempo Real, na TV Candelária. Convidado para o quadro “Um Cafezinho de Prosa”, Andrey conversou com o apresentador Léo Ladeia e destacou entre outros temas a realização da XII Conferência dos Advogados do Estado de Rondônia, a se realizar nos dias 21 e 22 de agosto, em Porto Velho.
Questionado pelo apresentador sobre o polêmico tema do ‘advogado paralegal’, um projeto da Câmara dos Deputados que poderá autorizar bacharéis em Direito a trabalhar com advocacia, mesmo tendo sido reprovados no exame da OAB, Andrey ressaltou o posicionamento contrário da OAB e que a instituição buscará apoio para a reprovação do projeto. “A OAB é totalmente contrária ao projeto, que criaria uma subclasse de advogados e geraria um grande desestímulo aos profissionais capacitados. Faremos contato com a nossa bancada no Senado Federal, onde temos grande apoio, para que esta medida não seja aprovada”.
Andrey Cavalcante destacou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESA/RO), com a realização de vários eventos que visam o aprimoramento profissional. “Essa era uma meta de campanha e que estamos cumprindo na nossa gestão, a educação continuada dos advogados. E este excelente trabalho que a ESA/RO têm realizado contribui muito para a capacitação profissional”.
O presidente da OAB/RO falou ainda da trágica morte do candidato à presidência Eduardo Campos, na manhã da quarta-feira (13), e afirma que o povo brasileiro perdeu um homem íntegro, determinado, que servia de modelo às causas da democracia e voltado a desenvolver projetos em favor do povo brasileiro, ao diálogo franco e às boas relações institucionais.
Perguntado sobre o novo presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, Andrey destacou que a mudança na gestão do Supremo foi bem recebida por advogados e magistrados, que têm expectativa de renovação da postura na corte.
Finalizando a entrevista o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, conclamou a toda advocacia de Rondônia, acadêmicos e demais operadores do direito, para que participem da XII Conferência dos Advogados do Estado de Rondônia, com o tema “Acesso à Justiça – Desafios da Advocacia na Busca de uma Sociedade mais Justa”, que acontece nos dias 21 a 22 de agosto, no auditório da Seccional, em Porto Velho, com objetivo de discutir temáticas que envolvam o fortalecimento da advocacia, a melhor prestação jurisdicional e as garantias do acesso à justiça a todos os cidadãos.
A inscrição para os interessados deve ser feita no site da OAB/RO (www.oab-ro.org.br) e o valor é solidário: apenas um quilo de alimento não perecível, exceto sal.
Confira a programação da Conferência
Dia 21 de agosto de 2014
18h30 – Credenciamento
19h – Abertura solene da Conferência pelo Presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e pelo presidente da OAB/RO Andrey Cavalcante de Carvalho
21h – “O Princípio da Isonomia Material como Corolário do Acesso à Justiça” por Jorge Hélio Chaves de Oliveira – ex-conselheiro do CNJ
Dia 22 de agosto de 2014
14h30 – “Quinto Constitucional” por Antonio Carlos Ferreira – Ministro do STJ
15h30 – “O Judiciário do Futuro” por Luis Felipe Salomão – Ministro do STJ
16h30 – “Reforma Política” por Cláudio Pereira de Souza Neto – Secretário-Geral do Conselho Federal da OAB
17h30 – “Aspectos Controvertidos da Terceirização”, por Ophir Cavalcante Junior – ex-presidente do Conselho Federal da OAB
18h00 – Coffe-break
18h30 – Lançamento da 2ª edição do livro “Direito Privado Teoria e Prática” – autor Luis Felipe Salomão – Ministro do STJ
19h30 – Encerramento do evento