Página Inicial / Presidente da OAB/RO participa de cerimônia de posse de novos juízes substitutos no TJRO

Participação Andrey na cerimônia de posse juízes substitutos  (10)

Presidente, Andrey Cavalcante, em discurso na cerimônia. (Foto: Ascom OAB/RO)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Andrey Cavalcante, participou da cerimônia de posse de seis novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), nesta sexta-feira (15). A solenidade foi presidida pelo presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha. Também representaram a Seccional a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, e o diretor tesoureiro, Fernando Maia.

Durante a cerimônia, os juízes Katyane Viana Lima Meira, Pedro Sillas Carvalho, José de Oliveira Barros Filho, Luis Delfino Cesar Júnior, Fábio Batista da Silva e Miria do Nascimento de Souza receberam a credencial de magistrados das mãos do presidente do TJ/RO.

Em seu discurso, Andrey parabenizou os novos juízes substitutos e expressou a disposição da Ordem em colaborar com os profissionais. “A OAB felicita e se coloca à disposição para todos os entendimentos que se fizerem necessários no intercâmbio permanente com a advocacia. Nosso apoio é o testemunho de que a expectativa de toda sociedade em torno de suas respectivas atuações será facilmente bem correspondida”, afirmou o presidente da OAB/RO.

O desembargador agradeceu a todos os presentes na cerimônia e aos novos magistrados falou sobre os desafios da profissão. Saldanha disse ainda que durante a trajetória na carreira profissional a sociedade irá impor grandes provações. “Que ajam entre mil tecnologias, mil aspirações e mil exigências, mas obedecendo a uma só lei, a lei da Justiça”, comentou.

Também compuseram a mesa o presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), juiz Francisco Borges Ferreira Neto; a corregedora do Ministério Público, procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Maurão de Carvalho; e o procurador-geral do Estado adjunto, Leri Antônio de Souza e Silva, representando o governador Confúcio Moura.

Veja discurso do presidente da OAB/RO:

O momento, senhores, é de júbilo e comemoração, após um período de absoluta determinação no preparo individual para a conquista que agora se consolida. Posso lhes assegurar, contudo, que nada do que foi assimilado poderá ser desprezado ao longo de cada carreira, que espero promissoras.

O Poder Judiciário vive há muito uma efervescência de reflexões institucionais acerca de suas próprias bases e dos resultados que tem produzido à sociedade. A atuação do magistrado não fica mais restrita ao julgador, posto que engloba agora a figura do mediador, do conciliador, do gestor e outras funções. E a experiência que haverão de adquirir no desempenho de cada uma dessas múltiplas atividades profissionais, aliada a um permanente aprimoramento teórico haverá de pavimentar o caminho de cada um na direção de um futuro brilhante.

É preciso salientar também que o convívio com magistrados da mais elevada competência e sabedoria no Tribunal de Justiça de Rondônia com certeza haverá conduzi-los à consciência de que o judiciário nacional há muito consignou na história que representa muito mais que meramente o estado. Representa a nação em toda a amplitude de seu significado. Representa a integralidade da população brasileira, com sua diversidade de preferências, paixões, opiniões, credos, aspirações e esperanças, mas toda ela com um idioma único e orientada pela Constituição da República dentro do estado democrático de direito.

Compete a todos nós justificarmos os papéis que assumimos dentro do ordenamento institucional do Estado, conduzindo o país a efetividade democrática, com ações sensatas, responsáveis e transparentes, instando as instituições a respeitarem, reciprocamente, suas prerrogativas.

A esse cenário tão rico e estimulante, hoje, se junta os novos magistrados que assumem a responsabilidade de integrarem este Tribunal.

A envergadura da tarefa assumida pelas Senhoras e pelos Senhores está na proporção devida do homem e do servidor da justiça que ora se apresenta diante de todos nós.Desejamos muito sucesso e muita inspiração.

A Ordem dos Advogados do Brasil felicita e se coloca à disposição para todos os entendimentos que se fizerem necessários no intercâmbio permanente com a advocacia. Nosso apoio é o testemunho de que a expectativa de toda sociedade em torno de suas respectivas atuações será facilmente bem correspondida.