Página Inicial / “Presidente de Subseção é o pilar da Seccional”, diz vice-presidente da OAB Nacional

Ouça a versão em áudio

O vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Viana Queiroz, participou em Porto Velho, na tarde desta quinta-feira (30), do I Colégio de Presidentes de Subseções da Seccional Rondônia, onde destacou a importância dos representantes das Subseções no contato direto com os advogados.

O Colégio, que teve como objetivo compor de forma conjunta dinâmicas e procedimentos a serem adotados ao longo da gestão, reuniu 14 presidentes, que aproveitaram a presença de Luiz Viana para falar sobre as dificuldades enfrentadas pela classe, como por exemplo, a criminalização da violação da advocacia e a necessidade de uma maior atenção diante aos constantes assassinatos de advogados no estado.

Durante o encontro, o vice-presidente Nacional explicou que a OAB possui dois importantes papeis, o coorporativo e o institucional, e à medida em que a instituição for chamada para uma pauta institucional que pareça uma pauta política é preciso direcionar para o direito, que é o campo que protege os profissionais e principalmente o sistema. Segundo disse, é aí que entram os presidentes das Subseções que estão sempre na linha de frente com os advogados.

“O presidente da Subseção é quem está no dia a dia ouvindo de perto os anseios dos advogados. Vocês precisam entender a importância que tem para o sistema, vocês representam o pilar da Seccional, é através de vocês que poderemos buscar soluções para reverter os problemas enfrentados pela classe”, falou Luiz Viana.

Após conhecer um pouco da realidade e as necessidades da advocacia rondoniense Luiz Viana, afirmou que o Conselho Federal estará junto com a Seccional Rondônia para fazer os enfrentamentos que precisam ser feitos.
Para o presidente da Seccional Rondônia, Elton Assis, receber o vice-presidente no Colégio foi importante porque isto aproxima as pontas do sistema OAB. “A Ordem é composta por várias partes, cada uma com suas responsabilidades. A participação de todos faz com que tenhamos uma advocacia forte em todo o país”.

A vice-presidente da OAB/RO, Solange Silva, que já foi presidente da Subseção de Ji-Paraná, ressalta que um encontro entre os presidentes agrega conhecimento sobre a advocacia aos participantes. “É um momento em que há troca de experiências e a presença do vice-presidente do Conselho Federal acrescentou muito conhecimentos a todos”.