Em uma solenidade realizada na tarde de sexta-feira (29/09) na Assembleia Legislativa do estado de Rondônia, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, foi agraciado com o título honorífico de cidadão honorário rondoniense. A mesma honraria também foi concedida aos ministros do STF, André Mendonça, e do STJ, Antonio Carlos Ferreira.
Além deles, a professora doutora Cláudia Mansani Quedase Toledo foi contemplada com a Medalha Mérito Cultural, um reconhecimento pelo seu destacado trabalho na área cultural do estado.
Os quatro estavam em Rondônia para participar da XV Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense, promovida pela OAB Rondônia.
O título honorífico foi proposto pelo deputado Cirone Deiró. Ele esclareceu que este “é um reconhecimento àqueles que contribuem significativamente para o desenvolvimento e a cultura de nosso estado. Estamos honrados em ter pessoas tão importantes recebendo esses títulos e condecorações em Rondônia”.
“Receber a deferência dessa homenagem, ao lado de vossas excelências, além de ser uma honra, promove a minha biografia”, afirmou Beto Simonetti, em seu agradecimento. “Eu sou um homem do Norte, nascido e criado no Amazonas. E quero renovar meu compromisso, não só com a advocacia, mas com a cidadania do estado de Rondônia, me incluam como cidadão, pois, a partir de hoje, terão mais um dos seus lutando pelas garantias e direitos desse estado.”
O presidente da OABRO, Márcio Nogueira, destaca que a liderança de Beto Simonetti a frente da OAB Nacional, inspira coragem e bravura a todos da advocacia. “Beto Simonetti é um grande líder que nos orienta a darmos grandes passos em direção ao acesso à Justiça. Tenho certeza que temos um grande amigo que lutará em prol da equidade social no estado de Rondônia”, destacou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, representantes do judiciário, governo estadual, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública, Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado.