Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Presidente do TJRO conclama operadores do direito à participação na gestão do Judiciário

Página Inicial / Presidente do TJRO conclama operadores do direito à participação na gestão do Judiciário

Na primeira sessão do ano do Pleno, foram apresentadas as ações previstas no plano para o biênio 2016/2017

Abertura Ano Judiciário - Ascom TJROEm solenidade que marcou a abertura oficial das atividades judiciárias, nesta segunda-feira, dia 18, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, apresentou aos operadores do direito – magistrados, promotores, defensores, procuradores e servidores do sistema de Justiça -, o Plano de Gestão para o biênio 2016-2017, documento que norteará as ações do Poder Judiciário impondo-lhe os limites administrativos para alcançar as metas da Justiça Rondoniense.

“Isso tudo está em torno do conjunto que forma o arcabouço dos instrumentos que são indispensáveis para o desenvolvimento da atividade meio, que de sua vez sustentam a desenvoltura da atividade-fim do Poder Judiciário. Só com melhoria teremos instrumentos suficientes para criar um ambiente de tranquilidade para que juízes e desembargadores trabalhem em paz em suas varas e gabinetes, e com sua equipe, prolatem sentenças e profiram votos”, justificou o presidente, que fez uma análise da conjuntura brasileira para introduzir a importância de se planejar para uma boa governança.

O desembargador destacou o trabalho da equipe de transição administrativa que fez uma imersão profunda nas atividades cotidianas das unidades do Poder Judiciário, dando uma visão abrangente dos desafios, oportunidades e dificuldades de cada setor. “Cabe à cúpula administrativa do Tribunal apontar o rumo seguro a tomar, para garantir o sucesso dos fins institucionais”, ressaltou.

Outra satisfação da equipe, segundo o presidente, foi constatar que o Poder Judiciário é um empreendimento de dimensão sem comparação no Estado, responsável pela gestão de um orçamento de 560 milhões de reais, que conta com patrimônio de 195 milhões e bens ativos de 138 milhões. Dispõe de 4 mil servidores em seu quadro, atende a um montante de 174 mil demandas anuais.

Apesar da grandiosa estrutura, admite que as demandas cresceram mais que as unidades e sistemas, por isso a necessidade de investimento. Em contraponto, observou o empenho de diretores, coordenadores e auxiliares trabalhando com dedicação para dar conta da tarefa.

Plano de Gestão

Em seguida, o presidente apresentou item por item as ações contidas no plano, começando pela simbologia da capa do documento que congrega os ícones que representam o TJRO, por meio do totem, o próprio Estado, pelo brasão, a participação dos operadores do direito, por meio da ilustração de um ambiente de reunião e a brevidade dos processos, sinalizada por um raio. Todos eles compõem uma estrela, que guiará o destino da instituição.

O lema “Justiça e Participação. Direito e Brevidade” também conduz à missão, visão e valores da instituição, pautadas pela ética, modernidade e confiança da população na Justiça.

O desembargador presidente esclareceu que o plano traçado contempla ações de quatro ambientes distintos: a sociedade, que trata das garantias constitucionais, os processos, que diz respeito ao método e à organização, os recursos, que tratam da infraestrutura e tecnologia, e as pessoas, voltados ao conhecimento e à valorização.

“Estamos seguros de que os propósitos somente serão alcançados se houver a participação ativa de todos os envolvidos com o Poder Judiciário, todos os protagonistas mencionados – magistrados, promotores de justiça, advogados, defensores, procuradores e servidores”, conclamou.

Operadores do direito

Os representantes dos chamados operadores do direito responderam imediatamente ao chamado. Convidados a se pronunciarem, as autoridades presentes elogiaram a transparência e se mostraram dispostos a colaborar com o desenvolvimento das ações do Plano.

O presidente da Associação de Magistrado, juiz Francisco Borges, destacou, por exemplo, a autonomia concedida aos juízes diretores de Fórum, que sentem na pele as dificuldades de gerir suas unidades por meio de contratos centralizados.edaplano4

O procurador-geral de Justiça, Pedro Marins, ratificou o compromisso de parceria do Ministério Público, nos parâmetros da constituição, sugerindo algumas prioridades como a celeridade no julgamento dos atos de corrupção e desvio do erário, e ainda ações que contribuam para a melhoria do sistema carcerário e a promoção dos direitos humanos.

O presidente da OAB, seccional Rondônia, Andrey Cavalcante, juntou-se ao coro da brevidade, mostrando-se também favorável à principal proposta do plano no que diz respeito a perspectiva processo: a conciliação, arbitragem e mediação. Além disso, demonstrou que a OAB está disposta a colaborar no aperfeiçoamento do Processo Judicial eletrônico e na implantação das audiências de custódia.

Clique aqui para ver o discurso do presidente na íntegra

Clique aqui para ter acesso ao Plano de Gestão biênio 2016-2017

Fonte da Notícia: Ascom TJRO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone