Um dos painéis que chamou bastante atenção do público durante a XV Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense, foi o “Papo de Presidentes”. Nesse painel de discussões, os presidentes das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) se reuniram para abordar os desafios e legados que marcam suas gestões à frente de suas respectivas subseções.
O “Papo de Presidentes” atraiu diversos profissionais da advocacia e proporcionou discussões sobre as questões que mais afetam a advocacia rondoniense e os líderes das subseções da OABRO compartilharam suas experiências, desafios e conquistas.
Helena Debowski, presidente da subseção de Ariquemes, enfatizou os desafios de sua gestão, buscando dinamismo e proatividade. “Buscamos manter uma comunicação aberta e constante com a advocacia da subseção, bem como estabelecer parcerias sólidas com autoridades locais e outros atores-chave do sistema de justiça. Além disso, estamos comprometidos com a promoção da ética profissional e a valorização da advocacia em nossa área de atuação”, salienta.
Os líderes também destacaram a importância de representar efetivamente os interesses dos profissionais de direito em suas cidades e de promover o respeito pelo Estado de Direito, a interlocução com as instituições e ações de defesa das prerrogativas da advocacia. Eles também enfatizaram o papel central das subseções na promoção de programas de formação e no estímulo à ética profissional.
O presidente de Ji-Paraná realçou que “ser presidente de subseção é uma missão desafiadora, mas também gratificante. Enfrentamos obstáculos todos os dias, mas é o nosso compromisso com a advocacia e a justiça que nos motiva a seguir em frente. Trabalhamos incansavelmente para superar esses desafios, capacitando nossos colegas de profissão, defendendo as suas prerrogativas e contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa. Nosso papel é fundamental na construção de um legado positivo e duradouro na advocacia em nossas subseções.”
Em cada rodada do painel, os presidentes das subseções se revezaram, sempre com um mediando o diálogo. Estavam presentes: Mário Mendes (Cerejeiras); Rooger Taylor (Jaru); Helena Debowski (Ariquemes); Paulo Henrique Schmoller (Colorado do Oeste); Diógenes Nunes de Almeida (Cacoal); Sara Melocra (Presidente Médici); Jefferson Freitas (Ji-Paraná); Elisabete Balbinot (Espigão do Oeste); Erick Allan (Guajará-Mirim); Cláudia Fidelis (Ouro Preto do Oeste); Wilson Nogueira (Pimenta Bueno); Tulio Magnus (Vilhena); Robson Amaral (Buritis); Glenda Estela (São Francisco do Guaporé).
A XV Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro e teve como objetivo mostrar ferramentas de transformação para a advocacia rondoniense. A seccional de Rondônia ainda foi transformada em um centro de excelência de tecnologia e debates jurídicos. O evento ofereceu 10 ambientes simultâneos com diversas temáticas, abrangendo uma variedade de assuntos, desde honorários até o uso de inteligência artificial no sistema judiciário. Além disso, trouxe representantes das altas cortes para Rondônia, permitindo a criação de conexões valiosas com influentes convidados.