A primeira entrega de credenciais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) a novos profissionais está marcada para esta segunda-feira (30), às 19h, na sede da Seccional, em Porto Velho. Também como parte da programação, a Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja) promove a Sessão de Acolhimento, que inclui a visita aos órgãos do Judiciário, palestras, a apresentação da estrutura da sede da OAB/RO e da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro).
“Tenho certeza de que a nova fase que começa na vida de todos os novos advogados será repleta de muitas lutas, mas também de muitas alegrias. Nós, advogados e advogadas rondonienses fazemos a nossa própria estrada e agora estamos crescendo, nos preparando para o porvir”, comenta o presidente da entidade, Andrey Cavalcante.
Conforme explica a presidente da Caja, Juliane Muniz, a participação nas atividades é muito importante para o início da carreira dos novos advogados. “A programação é feita para que os novos advogados possam se familiarizar com os órgãos do Poder Judiciário, o sistema OAB e também para conhecerem seus direitos. Tenho certeza que este momento representa a realização de um sonho para todos”, salienta.
O presidente da Comissão do Jovem Advogado, Felipe Gurjão, lembra também destaca a relevância dos eventos, principalmente, pelas lições passadas aos profissionais. “Desejo a vocês boa sorte nessa nova caminhada. Pautem sempre a vida profissional de forma ética e digna. Lembrem-se, a OAB é o lugar onde irão encontrar o refrigério que os defenda contra a opressão, contra a violência, contra o autoritarismo.”
Credenciamentos em 2016
Em 2016, a OAB/RO credenciou 772 novos advogados no estado. Ao todo 688 receberam credenciais, 57 inscritos por cadastro suplementar e 27 transferências. Além disso, 49 novos estagiários foram credenciados.
Em Porto Velho, 12 solenidades foram realizadas e também houve entregas extraordinárias em Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Vilhena. O ano também foi marcado pela implantação do Sistema de Gestão Documental (SGD), que “virtualizou” os processos de inscrição, tornando a atividade mais prática e rápida, pelo sistema todo online.