A Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB-RO realizou a primeira reunião ordinária na terça-feira (14) e contou com a participação do advogado Leandro Pereira, membro da Comissão Nacional de Direito Previdenciário do Conselho Federal da OAB. Em sua fala, ele abordou os novos procedimentos que devem ser adotados em casos dos bloqueios de acesso às plataformas do INSS, o que já ocorreu com vários advogados do Estado de Rondônia e demais regiões..
Leandro Oliveira pontuou que os principais fatores que levam ao bloqueio do advogado ao acesso ao sistema de gerenciamento de identidade (Gerid) do INSS são o compartilhamento de senhas e uso concomitante entre colaboradores do mesmo escritório e, ainda, o uso de software jurídico de acompanhamento automatizado de processos na esfera administrativa.
A presidente da Comissão, Síntia Fontenelle, agradeceu a presença de Leandro Pereira e enfatizou a importância desses encontros, para que os advogados possam tirar suas dúvidas e consigam trabalhar de forma mais eficiente, garantindo o direito ao cidadão.
A reunião ainda contou com a palestra da jornalista Amanda Barbosa, abordando sobre marketing jurídico na esfera advocatícia. Ela apresentou dicas de como melhor utilizar as ferramentas das mídias sociais em prol do advogado.
A diretoria da Comissão apresentou aos membros o plano de trabalho da CEDP no ano de 2023, como as oficinas previdenciárias, sendo a primeira a ser realizada no dia 28 de fevereiro, Grupo de Estudo, Simpósio, Banco de laudos, Curso do INSS digital, Cursos no interior, Jornada Previdenciária.
Por fim, Síntia Fontenelle informou que o INSS contratou um estagiário para ajudar o servidor do INSS no Guichê Previdenciário para melhorar a qualidade de atendimento aos advogados.