A história de Valentina Franco é um exemplo de superação, força e coragem. Recentemente, ela fez história ao se tornar a primeira advogada trans do estado de Rondônia a ter seu nome incluído na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO). Mais do que uma conquista pessoal, esse feito representa inclusão e respeito às identidades de gênero no meio jurídico, reafirmando o compromisso da Seccional em promover cuidado e defesa dos direitos da advocacia.
A trajetória da advogada não foi fácil. Nascida na zona rural de Nova Mamoré, no interior de Rondônia, ela desde cedo enfrentou as dificuldades impostas pela falta de infraestrutura básica e pelo preconceito. Aos 9 anos, já lutava para garantir o direito à educação, mobilizando-se para que o transporte escolar chegasse até sua comunidade.
Quando se mudou para Porto Velho aos 22 anos, Valentina trouxe consigo o sonho de lutar pelos direitos dos rondonienses, especialmente daqueles que, assim como ela, precisavam de um espaço para se expressar e ser ouvidos. Em sua carreira, ela construiu uma sólida reputação, com especializações em áreas como Direito Público, Contratos e Licitações, além de um MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
Embora já tenha alcançado grande sucesso na carreira, Valentina sentia a necessidade de se libertar de algo muito mais profundo: sua verdadeira identidade. Aos 33 anos, tomou a corajosa decisão de se assumir como mulher trans, renascendo para viver plenamente a pessoa que sempre foi. Essa transformação pessoal não só trouxe um novo sentido para sua vida, mas também se tornou uma poderosa fonte de inspiração para outros que, assim como ela, enfrentam barreiras sociais e pessoais para serem quem realmente são.
“Desde criança me identifico como mulher, então iniciei o processo de transição e deu certo. É a sensação de um sonho realizado, uma conquista, sentimento explicável”, expressou.
A entrega oficial da carteira da OAB RO foi realizada pelo presidente da Seccional, Márcio Nogueira. Em sua fala, Márcio Nogueira destacou a importância da Seccional rondoniense em garantir que todos os profissionais da advocacia, independente de sua identidade ou origem, possam exercer sua profissão com dignidade e respeito.
“Está no DNA da Ordem dos Advogados do Brasil, a defesa das liberdades, e não há liberdade maior de viver quem se é, e com muito orgulho acolhemos a dra Valentina que é uma profissional que transforma vidas com o exercício da advocacia, e agora se torna um grande símbolo de liberdade. É assim que nós impulsionamos, cuidamos e defendemos a advocacia”, afirmou o presidente.
Valentina, por sua vez, expressou a importância da OAB RO nessa sua conquista.
“Eu sempre acreditei que essa gestão da OAB faria o diferencial na advocacia rondoniense, e as expectativas criadas estão sendo concretizadas. Parabenizo todos integrantes da diretoria, pois o trabalho que vem sendo desenvolvido me deixa muito feliz”, afirmou emocionada.
Emocionada, a advogada deixou um recado para quem quer trilhar um caminho semelhante:
“Primeiro acredite em você! Ninguém mais do que você é capaz de estabelecer barreiras, tenham foco. Nós somos capazes de chegar onde nós quisermos, e sempre estaremos lá por meio da educação, pois o conhecimento é poder, a educação transforma a vida de qualquer ser humano”.
Com a inclusão de Valentina, a OAB RO mais uma vez se reafirma como um pilar de defesa das liberdades individuais, dos direitos humanos e da diversidade, sempre com a missão de garantir que todos os advogados e advogadas possam, em plena liberdade, atuar com respeito e dignidade.
Texto: Rosa Rodrigues / Jornalista OAB Rondônia