Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Procurações atualizadas e comprovantes de residência somente podem ser exigidos por decisão fundamentada no contexto dos autos, recomenda corregedor do TJRO

Página Inicial / Procurações atualizadas e comprovantes de residência somente podem ser exigidos por decisão fundamentada no contexto dos autos, recomenda corregedor do TJRO

O diálogo entre a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO) e o Poder Judiciário resultou em mais avanços na garantia de acesso à Justiça no estado. Isso porque a Corregedoria Geral da Justiça publicou a Recomendação 01/2024, que trata sobre a exigência indiscriminada de documentos logo no início do processo.

Com isso, a procuração, o comprovante de residência e qualquer outro documento não previsto em lei como essencial ao processamento da demanda, somente deverá ser exigido por decisão fundamentada, que contextualize especificamente a necessidade do documento com os elementos existentes nos autos.

“É um grande avanço para o fortalecimento do acesso à Justiça, e uma recomendação que esclareceu alguns pontos sempre levantados por profissionais da advocacia. Em recente vinda do conselheiro Marcello Terto (CNJ) e do advogado Walter Moura, mantivemos diálogo com a Corregedoria do TJRO, que entendeu a burocratização que estava havendo e, agora, emitiu a recomendação. Portanto, os magistrados que decidirem exigir comprovante de endereço ou procuração atualizada devem justificar seu pedido. A decisão fomenta um ambiente favorável ao acesso à justiça, como quer nossa Constituição Cidadã”, explica Márcio Nogueira, presidente da Ordem em Rondônia.

O documento recomenda que: “magistrados e magistradas fundamentem de forma específica, considerando caso concreto, despachos e decisões que, como condição para prosseguimento da ação, determinem juntada de comprovante de endereço e procuração atualizada, notadamente quando já juntada no processo”. A publicação é válida a partir do dia de publicação, 20 de março de 2024.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone