A 17° edição do Prêmio Innovare selecionou o projeto “Pérola”, implantando pela Subseção da OAB em Cacoal na Casa de Detenção do município, em 2018. Na época, a proposta foi apresentada pela então presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção, Glória Chris Gordon e acatado pela diretoria da OAB. O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
A concretização do projeto teve autorização do juiz da Vara de Execução Penal da Comarca, Ivens Fernandes, e tinha como objetivo a remição de pena das reeducandas, por meio de concurso de poesias. As primeiras colocadas teriam como prêmio a redução em 20, 15 e 10 dias, respectivamente, ao 1°, 2° e 3° lugar. As poesias são avaliadas por uma banca composta por membros da Academia de Letras do município.
“Me alegro em perceber que os projetos criados na Seccional estão ganhando cada vez mais espaço e notabilidade, isso é o retorno do ótimo trabalho exercido pelos membros das nossas Comissões e diretorias”, destacou o presidente, Elton Assis.
“Além de fomentar a leitura e a escrita, o projeto desperta as emoções das apenadas para um sonhar e viver fora do estabelecimento prisional”, enfatizou Chris Gordon.
Este ano, o Prêmio Innovare possui tema livre para as categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Será escolhida entre estas, como prática destaque, a iniciativa que represente os melhores esforços para a defesa da liberdade.
Concurso de poesia
Para participar do concurso, promovido pelo projeto Pérola, há um preparo com leitura de livros de poesias, aula de apresentação e aulas com a professora da academia de letras, Maria Lindomar dos Santos. A primeira edição foi realizada no 2º semestre de 2018 e a premiação ocorreu em setembro de 2019.
Ainda em 2019, houve a troca de gestão do projeto, no qual assumiu a Comissão de Direitos Sociais da Subseção de Cacoal. No presente ano, a ação está prevista para ocorrer no mês de agosto, conforme o plano de ação de 2020 da Comissão.