Página Inicial / Projeto Mentoria celebra encerramento da 1ª Edição com palestra de Rafael Lara sobre Experiências e Desafios na Carreira Jurídica

A 1ª Edição do Projeto Mentoria, realizado pela Comissão Jovem Advocacia em parceria com a Comissão de Planejamento, Gestão e Projetos e Escola Superior da Advocacia da OAB Rondônia, chegou ao fim com um evento que reuniu jovens advogados e estudantes de direito para uma jornada de aprendizado, troca de experiências e inspiração.

A cerimônia contou com a palestra do advogado Rafael Lara, presidente da OAB Goiás, que abordou sobre a “Advocacia no Mundo Real – Experiências e Desafios na Carreira Jurídica”. Sua expertise e trajetória foi compartilhada com a advocacia rondoniense, abrindo espaço para reflexões sobre as jornadas individuais no campo jurídico.

Na solenidade, Rafael Lara destacou a importância do Projeto Mentoria para a Jovem Advocacia, e elogiou a postura da OABRO em fortalecer a prática jurídica. “A Ordem tem propiciado uma OAB mais preparada, oferecendo insights reais e relevantes para aqueles que estão iniciando suas carreiras na área jurídica. Esta troca de conhecimento fortalece a profissão e eleva a qualidade dos profissionais que estão atuando no mercado de trabalho”, lisonjeia Lara.

O presidente Márcio Nogueira reforçou a importância de ver a advocacia reunida em busca de conhecimento. “Acredito que esse contato próximo, essa troca de experiência é o que mais torna a advocacia especial. Quando eu me proponho a aprender, quando eu me disponho a buscar conhecimento quem ganha é o cidadão que vai ter um advogado, uma advogada mais bem preparada para atuar em cada caso, para transformar a vida do cidadão”, disse.

A presidente da Comissão Jovem Advocacia, Jeovana Vitória, afirma que a primeira edição do projeto evidenciou grandes profissionais. “A proposta do Mentoria foi propiciar a ampliação do conhecimento teórico ao prático para novos profissionais do direito. Entretanto, a proposta se tornou muito maior, com a troca de experiência entre mentores e mentorados”, destaca Vitória Jeovana.

A mentorada Yasmin Rocha afirma que o projeto a oportunizou a prática da advocacia criminal, área de seu interesse profissional. “O Mentoria foi promissor para o início da minha carreira jurídica, pois oportunizou conhecer e trabalhar com advogados mais experientes para o crescimento jurídico”, destaca Yasmin.

Já Ingrid de Castro, mentorada também na área criminal, enfatizou que “o projeto Mentoria a acolheu, esclarecendo dúvidas que a academia não pode ensinar com aulas teóricas, além me inserir como profissional no ambiente jurídico, norteando minhas aspirações profissionais”.

O Projeto Mentoria teve cinco frentes de orientações para jovens profissionais do direito: Direito Público, Direito Criminal, Direito de Família e Sucessões, Direito Cível e Direito Trabalhista. Vitória Jeovana destaca que o projeto Mentoria foi um sonho de gestão e se tornou um grande meio transformador na área jurídica. “A jovem advocacia ganhou a oportunidade de aprender a expertise profissional com advocacia bem-sucedida em suas respectivas áreas de atuação”, ressalta.

Esta habilidade Maria Regina aproveitou bem. Para ela, as orientações do Direito Previdenciário trouxeram clareza da realidade na prática judiciária. “Tive esclarecimento de dúvidas que nem sabia que teria como advogada, pois elas surgem no dia-a-dia da profissão, e que o direito previdenciário vai muito além do que aprendemos até o dia da nossa inscrição na Ordem”, explana.

A advogada Nathasha Santiago, mentora no Direito de Família e Sucessões, elogiou o projeto ressaltando que o relacionamento com novos profissionais trouxe a ela grandes perspectivas. “O projeto Mentoria me enriqueceu profissionalmente, trouxe portifólio e ampliou meus projetos com novos advogados e advogadas”, destaca.

Já o advogado Miguel Barros Filho destacou que a oportunidade de mentorar foi acolhedora, pois foi importante compartilhar os desafios da profissão. “Na área de família precisamos como profissional estar além do direito, precisamos também atuar com um tom mais acolhedor. Muitas causas que estamos atuando percebemos que alguns familiares querem mais o reconhecimento dentro do seio familiar do que uma dita herança”, discorre.

A segunda edição do Projeto Mentoria está prevista para iniciar as inscrições em setembro deste ano. Vitória Geovana comenta que o projeto transformou profissionalmente 60 novos advogados e advogadas, e que a proposta é ampliar. “Estamos com o planejamento para setembro o início das inscrições da segunda edição do projeto, e desta vez, pretendemos ampliar para a proposta para as subseções”, conclui a idealizadora do projeto.