“É um compromisso da Seccional com a cidadania, com a sociedade e com a educação”, assim definiu Marcos Alves, presidente da Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária e coordenador do projeto ‘OAB Vai à Escola’, referindo-se à abertura da ação, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), através da Escola Superior de Advocacia (ESA/RO) e com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento aconteceu no sábado (30), na instituição de ensino Santa Marcelina, no bairro Marcos Freire, em Porto Velho.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, informou que a iniciativa levou aos estudantes temas relevantes para a formação dos cidadãos. “O projeto, tratado com muito carinho pela Seccional, refere-se a assuntos como direitos e deveres, ética, valores e cidadania na escola, e importância da Constituição Federal. A ação é coordenada pela Comissão de Proteção à Cidadania e formada por membros que se dispõem a este ato voluntário, todos com muita vontade de colaborar com a sociedade. Queremos continuar a promover a formação da cidadania aos alunos da rede pública de Rondônia”, ressaltou.
Marcos Alves explicou que o ‘OAB Vai à Escola’ será realizado quinzenalmente e a programação completa será divulgada em breve. “A Seccional tem um compromisso com a cidadania e com a educação dos jovens de Rondônia. O projeto é uma das muitas formas da instituição se fazer presente junto à comunidade, levando cidadania, noções de direitos e deveres aos jovens estudantes do estado, inclusive com apresentação da Constituição Federal e distribuição de exemplares da Carta Política a vários alunos”, destacou.
Objetivo
O ‘OAB Vai à Escola’ tem a missão de oferecer, no ambiente escolar, conhecimento nas áreas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e ética. A ideia é proporcionar condições que levem o educando, gestores escolares, pais e professores a desenvolverem competências e habilidades necessárias para a conquista do seu espaço na sociedade, além da conscientização sobre seus direitos e deveres no exercício pleno da cidadania.
“A meta é que a OAB/RO seja reconhecida pela sociedade como uma Instituição de referência por oferecer informação e condições de ajudar a formar cidadãos dentro dos princípios éticos de respeito, responsabilidade, solidariedade e participação”, salientou Alves.
O evento de sábado teve a participação da vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, que também palestrou aos alunos e alunas da escola. Maracélia deu destaque ao tema ‘O Combate à Violência Contra a Mulher’, quando convidou todos os estudantes a se envolverem contra esse tipo de crime. A vice-presidente destacou a grande importância do projeto, principalmente por aproximar a instituição da sociedade. “Fico feliz em fazer parte deste projeto grandioso, que aproxima a OAB/RO dos estudantes, para que entendam a importância da advocacia e da instituição para a democracia e à ordem jurídica”, disse Maracélia.
Satisfeito com o resultado da ação, o conselheiro federal da OAB por Rondônia Fabrício Jurado parabenizou Marcos Alves pela coordenação do projeto, que leva informação à juventude de Porto Velho. “Foi um prazer participar do ‘OAB Vai à Escola’ com a Comissão de Proteção à Cidadania. Foi um momento único. É importantíssimo levar às comunidades o conhecimento para os jovens, a fim de que eles tenham habilidades para conquistar o seu espaço na sociedade. Além disso, garantir que tenham a consciência sobre seus direitos e deveres no exercício pleno da cidadania. O futuro do país está nas mãos destes jovens, por isso, é nossa obrigação contribuir na formação de cidadãos dentro dos princípios éticos, de respeito, responsabilidade, solidariedade e participação”, enfatizou.
Também participaram do evento o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados de Rondônia (Caaro), Rochilmer Rocha Filho; o vice-presidente da Caaro, Max Rolim; e o diretor-geral da ESA/RO, Eduardo Abílio Diniz.