Projeto ‘OAB Vai à Escola’ leva educação e cidadania para alunos de Jacy-Paraná

Página Inicial / Projeto ‘OAB Vai à Escola’ leva educação e cidadania para alunos de Jacy-Paraná

Representantes da OAB abordaram assuntos do cotidiano  com base em leis e estatutos

Representantes da OAB abordaram assuntos do cotidiano com base em leis e estatutos

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão de Proteção à Cidadania e Mobilização Comunitária, com parceria da Escola Superior de Advocacia (ESA/RO) e participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esteve no último sábado (20), no Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade Jacy-Paraná (CTPM II), realizando mais uma etapa do projeto “OAB Vai à Escola”.

Os representantes da OAB fizeram uma palestra sobre a Constituição Federal, ressaltando aos alunos que procurem conhecer a Carta que rege o país, para que assim possam saber dos seus direitos e deveres de cidadãos. Os estudantes também aprenderam algumas noções básicas de Direito, Justiça, Cidadania, Ética entre outros assuntos do cotidiano abordados com base em leis e estatutos, e receberam um exemplar da Constituição Federal do Brasil.

“É um compromisso da Seccional com a cidadania, com a sociedade e com a educação conscientizar os estudantes sobre os aspectos da cidadania, incentivando maior participação na sociedade e mostrando a importância da busca pelo conhecimento”, destaca Marcos Alves, presidente da Comissão de Cidadania e coordenador do projeto ‘OAB Vai à Escola’.

O conselheiro federal Fabrício Jurado ressalta que “É importantíssimo levar às comunidades o conhecimento para os jovens, a fim de que eles tenham habilidades para conquistar o seu espaço na sociedade. Além disso, garantir que tenham a consciência sobre seus direitos e deveres no exercício pleno da cidadania. O futuro do país está nas mãos destes jovens, por isso, é nossa obrigação contribuir na formação de cidadãos dentro dos princípios éticos, de respeito, responsabilidade, solidariedade e participação”.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO, Renata Fabris, o projeto consolida o elo entre a OAB e sociedade civil, contribuindo com o desenvolvimento intelectual e moral dos estudantes, para que eles entendam quais são seus direitos e deveres enquanto cidadão. “O projeto ‘OAB vai à Escola’ tem como objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos, cidadania, sobre a igualdade de direitos e, ainda, falar um pouco sobre gênero e a Lei Maria da Penha, explicando os tipos de violência contra à mulher praticados nos lares brasileiros”, pontua.

Objetivo
O ‘OAB Vai à Escola’ tem a missão de oferecer, no ambiente escolar, conhecimento nas áreas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e ética. A ideia é proporcionar condições que levem o educando, gestores escolares, pais e professores a desenvolverem competências e habilidades necessárias para a conquista do seu espaço na sociedade, além da conscientização sobre seus direitos e deveres no exercício pleno da cidadania.

“A meta é que a OAB/RO seja reconhecida pela sociedade como uma Instituição de referência por oferecer informação e condições de ajudar a formar cidadãos dentro dos princípios éticos de respeito, responsabilidade, solidariedade e participação”, salienta Marcos Alves.