Na manhã desta terça-feira (24), a vice-presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Maracélia Oliveira, e o presidente da Comissão de Proteção à Cidadania, Marcos Alves, participaram de reunião com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, para discutir o novo calendário do projeto ‘OAB Vai à Escola’.
O objetivo da reunião foi traçar metas iniciais para desenvolvimento do projeto no atual ano letivo. Durante a reunião, Fátima Gavioli ressaltou a grande importância do pioneiro projeto da OAB/RO, reafirmando total apoio da Seduc para garantir a realização e continuidade do projeto.
O presidente da Comissão de Proteção a Cidadania e Mobilização Comunitária, Marcos Alves, coordenador do projeto, fez questão de afirmar que a Seccional tem um compromisso com a cidadania e com a educação dos jovens de Rondônia, e que o projeto ‘OAB Vai à Escola’ é uma das muitas formas da instituição se fazer presente junto à comunidade, levando cidadania e noções de direitos e deveres aos jovens estudantes de Rondônia.
A vice-presidente da OAB/RO, Maracelia Oliveira, afirmou que o projeto ‘OAB Vai à Escola’ é um dos grandes projetos sociais da Seccional, prestando relevante serviço à sociedade, e que a atual gestão pretende levar também o projeto ao interior do estado para ser desenvolvido pelas Subseções da OAB/RO, pois é um projeto que garante cidadania aos jovens.
Conhecer os direitos é fundamental
O projeto “OAB vai à Escola” tem a missão de oferecer, no ambiente escolar, conhecimento nas áreas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e Ética, com o objetivo de proporcionar condições que levem o educando, gestores escolares, pais e professores a desenvolverem competências e habilidades necessárias à conquista do seu espaço na sociedade e a conscientização dos seus direitos e deveres no exercício pleno da cidadania.
A meta é que a OAB/RO seja reconhecida pela sociedade como uma instituição de referência por oferecer condições e formar cidadãos dentro dos princípios éticos de respeito, responsabilidade, solidariedade e participação.
O conteúdo programático prevê temas como: Ética, valores e cidadania na escola, a comunicação como espaço de mediação, conceito de trabalho para o Direito do Trabalho, a relação jurídica de emprego, noções de direito do consumidor, publicidade enganosa, publicidade abusiva, entre vários outros temas envolvendo as áreas descritas no projeto.