A comunidade escolar vai conhecer a estrutura do Poder Judiciário de Rondônia a partir de 28 de março, com o lançamento do Projeto “Se Liga na Justiça”. A iniciativa, que nasceu na Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ), estreará com estudantes do ensino médio do colégio estadual John Kennedy, localizado na zona central de Porto Velho.
Alinhado com planejamento pautado na responsabilidade social, a meta é conscientizar 80 alunos em 2019. Eles conhecerão as carreiras e profissões que podem ser exercidas no Poder Judiciário.
“Pelos ritos e simbolismos processuais, a sociedade, de modo geral, desenvolveu uma visão rígida a respeito das instituições do Poder Judiciário. Os tribunais e a Justiça ainda possuem características de distanciamento e inacessibilidade por parte do cidadão”, pontuou o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz.
O projeto, inclusive, vai ao encontro da gestão do órgão, que traçou o conceito de uma Corregedoria Cidadã para o plano de gestão 2018/2019, com foco no desenvolvimento de ações sociais.
“Essa humanização se embasa na responsabilidade social e na solidariedade, entre seus colaboradores, as partes interessadas e até para com os jurisdicionados. Diante disto, surgiu a ideia de retomar um projeto já desenvolvido neste Tribunal, qual seja a visita de estudantes do ensino médio a esta instituição”, concluiu.
A escolha por estudantes do ensino médio se deu pela fase de vida a qual eles se encaixam, composta por vestibular e fim da escola regular. Inicialmente, o “Se liga na Justiça” se destinará a estudantes do ensino médio da comarca de Porto Velho. Serão feitas quatro visitas, sendo uma por bimestre. De acordo com a Corregedoria, o projeto-piloto do “Se Liga na Justiça” iniciará o cronograma de atividades com o colégio John Kennedy.