Página Inicial / Projeto ‘TED nas Faculdades’ chega a Ji-Paraná e destaca importância da ética aos futuros advogados

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) realizou na cidade de Ji-Paraná, em 25 de outubro, a palestra “Como a Ética pode auxiliar na construção de uma advocacia relevante?”. O debate ocorreu na Faculdade São Lucas e foi destinado aos alunos do oitavo e décimo período de Direito. A palestra teve como objetivo esclarecer aos estudantes de Direito a importância da ética no exercício da advocacia.

A presidente do TED, Alessandra Rocha, explicou que o projeto ‘TED nas Faculdades’ tem o propósito de orientar os futuros advogados e advogadas de Ji-Paraná a respeito das normas e princípios que regem a conduta apropriada na advocacia. “Apresentamos o Tribunal de Ética e Disciplina aos acadêmicos com o intuito de instruí-los sobre as disposições pertinentes ao órgão, como inscrição originária, ética profissional e diretrizes destinadas a evitar infrações disciplinares que podem resultar em penalidades severas”.

Dagoberto Pereira dos Santos, procurador-geral dativo do TED, ressaltou a importância de sua função nos processos disciplinares da advocacia em Rondônia. “A Procuradoria-Geral Dativa tem como finalidade garantir que os processos disciplinares na advocacia de Rondônia sejam conduzidos de maneira justa e eficiente”.

O presidente da subseção de Ji-Paraná, Jefferson Freitas, enalteceu a importância da iniciativa. “A proximidade da Ordem com os acadêmicos representa uma oportunidade de aprendizado para os futuros profissionais do Direito, destacando que a conduta ética e a aplicação rigorosa da justiça são fundamentais na construção de uma advocacia verdadeiramente relevante”.

Márcio Nogueira destacou que a implementação do TED nas Faculdades representa um marco relevante na promoção da ética e da integridade no exercício da advocacia, estabelecendo diretrizes desde a formação inicial dos acadêmicos de direito. “Esta iniciativa contribui para a disseminação dos princípios éticos e para a construção de uma base sólida de conduta profissional entre os futuros operadores do Direito”, conclui o presidente da OABRO.

Estiveram presentes no evento Alessandra Rocha, presidente do TED; Loise Haufes, vice-presidente do TED; Dagoberto Pereira dos Santos, Procurador-Geral Dativo do TED; Jefferson Freitas, presidente da subseção de Ji-Paraná; além dos professores do Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná, Raquel Pascoa da Veiga Frade Santana, Adenilson Ferreira de Souza e Welington Nascimento.