Mais de quatro mil alunos de ensino médio de 21 escolas públicas e privadas de Porto Velho e dos distritos de União Bandeirantes e Jaci Paraná receberam, em agosto, os voluntários do Projeto Votar é Legal, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), cujo objetivo é mostrar a importância do voto consciente, além de ressaltar a necessidade do combate à corrupção.
Na tarde de sábado, dia 10 de setembro, os voluntários do projeto realizaram um pit stop no Espaço Alternativo, para divulgar o Votar é Legal entre os frequentadores da área, que deram total apoio a iniciativa.
O projeto foi lançado oficialmente em julho e a partir do dia 1º de agosto cerca de 20 voluntários começaram a proferir palestras em escolas públicas e privadas, promovendo a conscientização dos estudantes sobre a importância do voto.
No mês de agosto, foram visitadas as escolas Jonh Kennedy, Marechal Castelo Branco, Major Guapindaia, Barão de Solimões, Oswaldo Pian, Murilo Braga, Getúlio Vargas,Carmela Dutra, Estudo e Trabalho, Escola Rio Branco, 4 de janeiro, Manaus, Brasília, Capitão Cláudio Manoel da Costa, Governador Jesus Bulamaqui, Professor Eduardo Lima e Silva, Dr. José Otino, Colégio Objetivo, e ainda as escolas Tiradentes e Maria de Nazaré, no Distrito de Jaci Paraná e Escola César Freitas Cassol, em União Bandeirante.
O encerramento da campanha está previsto para o dia 26 de setembro, no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), onde serão desenvolvidas uma série de atividades artísticas e culturais.