Projeto “Voz da Mulher” homenageia a advogada Rosecleide Martins Noé

Página Inicial / Projeto “Voz da Mulher” homenageia a advogada Rosecleide Martins Noé

Rosecleide Martins Noé, ex-vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, ex-presidente e atual membro da Comissão Especial de Estudo de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), foi a terceira homenageada no projeto “A Voz da Mulher: Mulheres, Vivências e Experiências – Inspiração e Histórias”, que aconteceu na noite desta terça-feira (08), através da plataforma Facebook: @oabrondonia.

Elton Assis, presidente da seccional, descreveu a atuação de Rosecleide Martins Noé para a instituição. “Não poderia ter escolha melhor para essa homenagem hoje. A Dra Rosicleide é uma advogada que sempre combateu o bom combate, com atuação muito forte, e em batalhas como na Comissão de Defesa de Prerrogativas, que carrega uma bandeira muita cara à advocacia. Parabenizo essa advogada batalhadora, que sempre buscou seu espaço com muita firmeza. Esse projeto tem essa essência de poder reconhecer aquelas que foram e são grandes advogadas em nosso estado e que prestaram e prestam esse serviço à profissão”.

A vice-presidente da Seccional e diretora geral da Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESARO), Solange Aparecida, dedicou honra e gratidão à Rosicleide Martins Noé. “Por participar do projeto e ter mulheres como você representando a advocacia no nosso Estado: uma guerreira, lutadora. A senhora é um exemplo a ser seguido pela advocacia de Rondônia, que cada vez mais tem um espaço dentro da OAB Rondônia”.

Para Elton Fülber, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Rondônia (CAARO), o projeto tem dois aspectos importantes. “O primeiro é reconhecer o trabalho da mulher dentro do Sistema da OAB, onde houve muita resistência para que ela ocupasse seu espaço. Mas, sobretudo, ele está trazendo lições de vida para os jovens advogados, na medida em que vocês convidam a Dra. Rosicleide Martins Noé. A homenagem a ela se sobrepõe a questão de ser mulher. Porque ela tem uma vida dedicada ao Poder Judiciário, e ela, por sua vez, ajuda os jovens inspirando-os para seguirem a belíssima carreira da advocacia”.

A conselheira federal por Rondônia, Veralice Veris, destacou que o projeto contempla o interesse da advocacia do estado. “Essa mulher contemporânea, que está cada dia a frente do seu tempo e nos envaidece. Precisamos cada vez mais dar voz às mulheres, como a Dra Rosicleide e como tantas outras dentro do Sistema Ordem. Esse é um projeto bonito e inovador que contempla os interesses de uma classe profissional. É muito importante dar honras a todos aqueles que fizeram história de Ordem e dentro da advocacia”.

Larissa Teixeira, conselheira seccional e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), detalhou que a homenageada é um espelho profissional. “Esse projeto é incrível, pois podemos fazer homenagens em vida. Agradeço por ter essa oportunidade de fazer isso, principalmente para falar de uma mulher. Nós precisamos sempre ter mulheres a frente da advocacia. Reforço a tua importância e tua história para espelhar, perseverar e criar amor pela advocacia como você tem”.

Homenageada

Conselheira e membra fundadora da Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra), Rosecleide Noé é natural de Porto Velho, pós-graduada em Docência Universitária, com MBA em Direito e Processo do Trabalho.

“Em 2020, completo 25 anos de advocacia. Escolhi essa profissão para que eu possa ser instrumento de justiça. Comecei minha vida profissional aos 15 anos, e sofri toda forma de violação de direitos trabalhistas. Por isso escolhi contribuir para melhorar isso, para que jovens não tenham que passar pelo que passei. Acredito que é nosso papel, como advogados, é transformar vidas. Temos uma responsabilidade social muito grande, em ter empatia pelo próximo, e nos colocar no lugar do cliente. A última coisa que o ser humano deve perder é a esperança na justiça”, contou a homenageada.

O advogado Vítor Noé, filho da homenageada destacou que é uma honra caminhar ao lado de Rosicleide. “É uma honra tê-la como representante da advocacia feminina e trabalhista de Rondônia”.

Vinícius Noé, advogado e filho da homenageada também emocionou-se ao falar de Rosicleide, sócia, mãe e parceira de vida. “A advocacia está presente em minha vida desde criança, pois aprendi a amar essa profissão vendo minha mãe trabalhando. Tudo que a senhora caminhou até hoje, deixou um legado. Se eu tiver sorte, vou ter a energia que a senhora tem, advogando até hoje. Obrigada a OAB por esse dia que marca as nossas vidas e traduz o que é a Rosicleide para nós”.

A Voz da Mulher

O projeto é uma ação da OAB Rondônia que acontece por meio da ESARO e da CMA, todos os meses, e visa reconhecer, enaltecer e homenagear as mulheres pelo trabalho para a advocacia de Rondônia.