Página Inicial / Projetos John e Diretório de Oportunidades são lançados pela OAB/RO: “noite de gala”, afirmou o presidente da Seccional

Lançamentos dos projetos aconteceram na Seccional. O ‘John’ ainda contou com palestra da Lara Selem

Investir em iniciativas que beneficiem a advocacia através de novas tecnologias, essa tem sido uma das premissas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rondônia (OAB/RO), que, por meio da Comissão dos Jovens Advogados (OAB Jovem), foi umas das primeiras Seccionais do país a firmar parceria com o John Cognition, no ‘Projeto John’, lançado na última semana em Porto Velho, com direito à palestra de sua idealizadora, Lara Selem. Na mesma ocasião, a Seccional também realizou o

Presidente da OAB Jovem, Larissa Rodrigues

lançamento do Diretório de Oportunidades.

“O principal objetivo da OAB/RO com essas iniciativas é oferecer ao advogado iniciante um auxílio na carreira para enfrentar o mercado de trabalho. Quero aqui parabenizar a todos os envolvidos pelo lançamento dos dois projetos, que irão beneficiar, e muito, a jovem advocacia. Podemos dizer que essa foi uma noite de gala! Por último, quero citar que a Seccional Rondônia é a casa da advocacia e convido a todos os jovens advogados a participarem de nossas ações e a usufruírem de todas elas”, destacou o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Com o sentimento de realização, a presidente da OAB Jovem, Larissa Rodrigues, agradeceu o apoio concedido pela diretoria na pessoa do secretário-geral, Márcio Nogueira, na efetivação do projeto e ressaltou que a iniciativa é uma oportunidade para os colegas profissionais. “Quero agradecer o apoio dado pelo nosso secretário, Dr. Márcio, que se empenhou ao máximo para concretizar mais essa conquista para a OAB/RO. E dizer que o John e o Diretório de Oportunidades serão formas de ajudar os jovens advogados no meio jurídico, através de tecnologias digitais”, falou.

Ouvidor nacional, Elton Assis

O conselheiro federal por Rondônia e ouvidor nacional do Conselho Federal da OAB, Elton Assis, frisou que a jovem advocacia será a grande beneficiada. “Isso, haja vista que passa a contar com uma estrutura à altura da advocacia para trabalhar dignamente nesta fase inicial da carreira. Tratam-se de dois projetos inovadores, que comprovam o comprometimento da Ordem com os nossos colegas”.

Durante a palestra, Lara, considerada como uma das principais consultoras jurídicas do país, contou que a ideia de desenvolver o Projeto John – que pode ser acessado por meio de site (johncognition.com), via computador ou celular – deve-se à grande lacuna no mercado jurídico brasileiro. Segundo a advogada, há uma deficiência que marca o ensino de gestão legal nos cursos de Direito no Brasil e também um alto custo de contratação de serviços especializados na área para escritórios de menor porte e advogados que atuam sozinhos.

“O John é o super consultor destinado para a carreira de advogados individuais e à gestão de escritórios de advocacia de pequeno porte, os primeiros públicos a quem é destinado”.

Ao final dos lançamentos, a palestrante Lara Selem e os envolvidos no projeto receberam um certificado de agradecimento da OAB/RO.

John
O John é uma inteligência artificial (IA) que ajudará os jovens advogados a desenvolverem habilidade de negociação, liderança, condução de reuniões, gestão de projetos e de marketing jurídico ético. Trata-se de uma IA com base em algoritmo genético que é calibrado aos poucos para permitir a natural evolução da tecnologia. Isto é, as informações e respostas estão contidas na plataforma e são fornecidas automaticamente. Contudo, à medida que forem surgindo novos questionamentos, o programa é atualizado.

O programa digital é uma plataforma de ensino sobre gestão legal por meio de diálogos. O John também oferece modelos, documentos, planilhas, planos estratégicos, legal canvas até conceitos comportamentais de liderança, carreira e tudo o que um jovem advogado necessita para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

Secretário-geral, Márcio Nogueira

Para Márcio, a Seccional está sempre preocupada em qualificar cada vez mais o advogado em início de carreira. “Pensamos em uma parceria que pudesse revolucionar e tudo isso olhando para o futuro da advocacia. É um projeto inovador de tecnologia que contribuirá para o crescimento profissional dos colegas”.

Simples de usar – contendo uso de voz e digitação -, o John irá ajudar jovens advogados em negociações, liderança, condução de reuniões, gestão de projetos, entre outros quesitos.

A ferramenta trabalha 24 horas por dia e está disponível todos os dias do ano. Não é Bot (robô). É uma tecnologia de cognição que foi desenvolvida aos poucos para elevar o seu próprio nível de entendimento. Nele, há diálogos como forma de aprendizagem utilizando método “Socrático”, com 100% de respostas para os usuários.

Coordenador do Diretório de Oportunidades, Alex Teixeira

Diretório de Oportunidades
Lançado no mesmo dia, a plataforma, idealizada pela OAB Jovem em parceria com a Agência Netpix, foi criada com o objetivo de facilitar a entrada dos jovens advogados e estagiários no mercado de trabalho, onde os escritórios de advocacia podem visualizar as pessoas mais bem preparadas levando como base, por exemplo, os cursos realizados na Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e Universidade da Advocacia (Unad).

O coordenador do projeto, Alex Teixeira, agradeceu o apoio da diretoria da Seccional, membros da Comissão dos Jovens Advogados e à Agência Netpix, parceira da iniciativa. “Uma ferramenta que pode contribuir muito para a carreira profissional e introduzir os jovens advogados e estagiários no mercado de trabalho. Mais um trabalho de destaque da OAB Jovem a OAB Rondônia”, ressalta.

Veja mais fotos: