Página Inicial / Projetos que promovem ressocialização de detentos tem a participação de representantes da OAB Rondônia

Na última semana, foi lançado em Porto Velho, no presídio Milton Soares de Carvalho, o projeto Mãos Limpas. Trata-se de uma lavanderia industrial inovadora e projetada para limpar as roupas dos detentos, utilizando produtos de nível hospitalar, além de altas temperaturas.

De acordo com a advogada Jaqueline Mainard, advogada e presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Porto Velho, a iniciativa, apesar de trabalhar em torno da limpeza, também colabora como uma forma de ressocialização. “O projeto não apenas visa prevenir a disseminação de doenças dentro da instituição, mas também se encaixa em uma estratégia mais ampla de ressocialização e promoção da dignidade humana, proporcionando aos presos oportunidades de emprego e desenvolvimento de habilidades profissionais”.

Outros Projetos

Junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia, o Conselho da Comunidade tem implementado vários projetos nos presídios desde 2022, entre eles a confecção de bolas, redes e uniformas. Além de promover novas habilidades nos detentos, o trabalho ajuda também a financiar suas atividades graças ao suporte financeiro integral da verba governamental.
Dentro da programação está também um curso de corte e costura, que será lançado em breve para a produção de jalecos e uniformes para hospitais, e também para o próprio sistema carcerário.

O Projeto Mãos Limpas e os demais programas de trabalho e formação profissional no sistema prisional de Rondônia representam um modelo vital de como a reintegração e a saúde dos detentos podem ser melhoradas através de esforços conjuntos e inovadores.