Página Inicial / Quase 200 violações de direitos humanos são atendidas pela OABRO durante a gestão de Kelve Mendonça à frente da Comissão de Direitos Humanos

Advogado deixa a presidência da Comissão onde atuou por 1 ano e 8 anos.

O advogado Kelve Mendonça Lima encerrou seu mandato à frente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) após uma gestão de importantes conquistas. Durante 1 ano e 8 meses de liderança, foram várias as ações que elevaram o nome da Ordem e da advocacia.

Nesse período, a comissão realizou o acompanhamento e investigação de mais de 190 suspeitas de violações dos direitos humanos, garantindo apoio e justiça às vítimas. Além disso, foram conduzidas inspeções em instituições como o Centro de Correição da Polícia Militar e unidades prisionais, incluindo a Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, a Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso e o Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça. Essas ações resultaram em projetos para melhorar as condições de reclusão social e promover a reabilitação.

A comissão também desempenhou um papel ativo no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, na promoção dos direitos dos povos indígenas e na celebração dos 10 anos das jornadas de junho. Além disso, acompanhou e ofereceu orientação institucional em conflitos de terras no estado, buscando proteger os direitos e terras das comunidades envolvidas.

“Durante quase dois anos, a comissão realizou inúmeras ações, acompanhando e resolvendo denúncias que infringiam os direitos humanos, melhoramos as condições das instituições penais, participamos de comitês e eventos de conscientização, e acompanhamos conflitos agrários. Esse período representou não apenas o crescimento da Comissão de Direitos Humanos, mas também o meu próprio crescimento pessoal. Foi uma jornada de aprendizado e amadurecimento ao lado deste trabalho incrível. Só tenho a agradecer”, destacou o advogado.

O presidente Márcio Nogueira ressalta que Kelve Mendonça encerra seu mandato deixando um legado de compromisso na defesa dos direitos humanos. “As conquistas alcançadas sob a liderança do agora ex-presidente representam um legado valioso, demonstrando a capacidade de efetuar mudanças na promoção da justiça e igualdade na sociedade”, afirma.

A comissão será comandada agora pelo advogado Luiz Carlos Teodoro que destaca a importância de melhorar, ainda mais, a atuação da comissão. “Recebi esta nomeação com uma grande responsabilidade: a de manter a mesma habilidade e competência que caracterizaram a gestão de Kelve Mendonça. Encaro este desafio com grande determinação e empenho”, salienta.