Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Quinto Constitucional e Judiciário do Futuro são debatidos em XII Conferência dos Advogados de Rondônia

Página Inicial / Quinto Constitucional e Judiciário do Futuro são debatidos em XII Conferência dos Advogados de Rondônia

XII Conferência OABRO - encerramento (18)

Ministro do STJ , Antônio Carlos Ferreira, abriu o ciclo de painéis do segundo dia da Conferência

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça – STJ, Antonio Carlos Ferreira, abriu o ciclo de painéis do segundo dia da XII Conferência dos Advogados do Estado de Rondônia, sobre o Quinto Constitucional. Previsão Constitucional que garante a presença de integrantes da Advocacia e do Ministério Público nos tribunais brasileiros. O ministro, defendeu o instituto do Quinto Constitucional

Segundo ele, vários projetos de emenda constitucional já foram criados na tentativa de extinguir ou modificar o Quinto Constitucional, observando que vários autores dos projetos afastam a ideia de que a intenção do constituinte teria sido a defesa de interesses corporativos, visando a prestação jurisdicional cada vez melhor e visando a legitimação do poder judiciário dentro da sociedade.
“Não é que os advogados ou procuradores sejam melhores que o juiz de carreira, o exercício tanto da magistratura como da advocacia e do Ministério Público são atividades envolvidas na prestação jurisdicional proporcionando experiências bastante distintas colidas na realidade do dia a dia e moldadas no estudo do direito. O entrosamento destas experiências é salutar para o exercício da magistratura colegiada, para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e para a construção da cidadania”, concluiu.

Painel O Judiciário do Futuro

Dando continuidade aos painéis, o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, abordou o tema“O Judiciário do Futuro”, expondo as dificuldades e limitações vividas pela magistratura nos últimos anos, apontando caminhos para melhorar o sistema judicial brasileiro.

Luis Felipe Salomão traçou uma linha evolutiva do judiciário da constituição de 88 até aqui, expondo as dificuldades e vislumbrando possíveis soluções para enfrentar estes problemas que hoje assolam o poder judiciário, apresentado casos concretos e a soluções encontradas pelo STJ nas demandas judiciais daquela Corte.  Salomão trouxe à reflexão estatísticas das principais cortes brasileiras (STF e STJ, predominantemente), bem como casos em que o STJ inovou na jurisprudência pátria, o que, conforme ele, tem contribuído para a máxima efetividade da Constituição e das leis, em atendimento aos reclamos contemporâneos.

O ministro defendeu ainda o fortalecimento de soluções alternativas à judicialização, como a conciliação e a mediação, bem como a racionalização do sistema recursal.

Segundo Luis Salomão, a linha do judiciário é uma linha ascendente e o debate sobre a temática pode gerar soluções para aperfeiçoar uma gestão com transparência e responsabilidade compartilhada.

Dando continuidade a programação, o secretário-geral do Conselho Federal da OAB discorreu sobre a “Reforma Política” e depois aconteceu o lançamento da 2ª edição do livro “Direito Privado: Teoria e Prática”, de autoria do ministro do STJ, Luis Felipe Salomão.

Confira galeria de imagens AQUI

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone