A Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), passa a ter um membro ocupando importante cargo na Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal da OAB. O Presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, designou no último dia 06 de maio, por meio da portaria 067/2013, o advogado Raul Ribeiro da Fonseca Filho para o cargo de Procurador Nacional Adjunto da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas.
Em reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira (08), na sala da Presidência da OAB/RO, Andrey Cavalcante anunciou a nomeação e fez questão de parabenizar Raul Fonseca e dizer como a Seccional de Rondônia sente-se honrada com a sua indicação. Andrey salientou que a atuação de Raul Fonseca quando foi Vice-Presidente da OAB/RO e Presidente da Comissão de Prerrogativas, ultrapassou fronteiras do Estado e essa atuação garantiu a sua indicação por parte do próprio Presidente da OAB nacional, Marcus Vinicius. “O Doutor Marcus Vinicius fez questão de nos comunicar que não abriria mão de ter o nosso colega Raul Fonseca como membro da Procuradoria Nacional das Prerrogativas. Rondônia estará muito bem representada com sua pessoa defendendo as prerrogativas, que na verdade são garantias que permitem ao cidadão o seu acesso a Justiça”.
O Conselheiro Federal Antônio Osman de Sá, presente a reunião, afirmou que sente-se honrado de presenciar a mudança de cenário por qual passa a OAB/RO na gestão do atual Presidente. Na sua visão Andrey Cavalcante está caminho certo conduzindo a Ordem sem barreiras e sem atuar de forma particular. Osman manifestou toda a sua satisfação com a nomeação de Raul Fonseca e profetizou: “eu acredito tanto no seu sucesso, Doutor Raul, que você já está de parabéns”.
Raul Fonseca garantiu que irá fazer o possível para corresponder a expectativa do Presidente Nacional da OAB e da Seccional de Rondônia. “Eu fui me apaixonando cada vez mais pelas prerrogativas quando fui presidente da comissão e hoje eu amo esse tema. Farei o possível para engrandecer a Procuradoria, nossa Seccional e o Conselho Federal”, salientou Fonseca. Ele ainda destacou a importante atuação do Presidente Marcus Vinicius que está promovendo um resgate da imagem da Ordem junto à sociedade. “O nosso Presidente nacional que a Ordem fortalecida e engrandecida junto a sociedade brasileira. Se todos nós nos dedicarmos com afinco nessa missão, contribuiremos para esse engrandecimento.
Andrey Cavalcante aproveitou a ocasião para anunciar que em breve estará abrindo o processo seletivo para a escolha de advogado para atuar na Procuradoria Regional de Prerrogativas. “Vamos criar o cargo por meio de portaria esta semana e nos próximos dias daremos início ao processo de seleção, nos moldes do que está sendo elaborado pelo Conselho Federal. Esse profissional terá a importante missão de se dedicar exclusiva e exaustivamente para defender os advogados do Estado que tiverem suas prerrogativas violadas”.
Também estavam presentes ao anúncio da nomeação de Raul Fonseca, a Presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Maracélia Oliveira, o Secretário Geral, Michel Barros e o Conselheiro Federal Elton Assis.