O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho juntamente com a seccional tocantinense da entidade, lançou nesta segunda-feira (14), a edição local da Caravana das Prerrogativas. Também realizou o desagravo de profissional cujas prerrogativas foram feridas por magistrado da Justiça do Trabalho.
No ato considerado de extrema relevância para a defesa das prerrogativas da classe, o procurador nacional adjunto da Procuradora de Defesa das Prerrogativas, Raul Fonseca, de Rondônia, esteve presente representando a Procuradoria Nacional no evento para fortalecer o movimento.
Ao justificar o desagravo Marcos Vinicius declarou que “o advogado é inviolável no exercício da profissão. O cidadão precisa do advogado destemido e altivo na defesa das liberdades e contestação aos atos de abuso de poder”, afirmou Marcus Vinicius, diante de mais de uma centena de advogados que acompanharam o ato de desagravo do advogado Gedeon Pitaluga Júnior.
Quanto a Caravana das Prerrogativas, Marcus Vinicius declarou que ela “visa promover a valorização da advocacia através de um diálogo entre a OAB, o Poder Judiciário e os órgãos de segurança pública do Estado”. O movimento é nacional e pretende fortalecer o advogado na defesa da cidadania alertando a sociedade de que as prerrogativas são normas que garantem o respeito à atuação do profissional da advocacia.
O ato contou ainda com a participação do presidente da OAB-TO, Epitácio Brandão e do presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Leonardo Accioly.