Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

“Reforma Política” é debatida no encerramento na XII Conferência dos Advogados de Rondônia

Página Inicial / “Reforma Política” é debatida no encerramento na XII Conferência dos Advogados de Rondônia

A XII Conferência dos Advogados reuniu cerca de 1.000 pessoas no auditório da Ordem.

A XII Conferência dos Advogados reuniu cerca de 1.000 pessoas no auditório da Ordem.

O maior evento da advocacia rondoniense encerrou nesta sexta-feira (22). Após dois dias de debates com renomados juristas brasileiros e temas altamente relevantes para o cenário jurídico, a XII Conferência dos Advogados de Rondônia “Acesso à Justiça – Desafios da Advocacia na Busca de uma Sociedade mais Justa”, finalizou o ciclo de painéis com a explanação do tema “Reforma Política”, ministrado pelo secretário-geral do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Cláudio Pereira de Souza Neto.

A exposição de Claudio Pereira Neto aconteceu após as brilhantes palestras dos ministros do STJ, Antônio Carlos Ferreira – que tratou do tema “Quinto Constitucional” – e Luis Felipe Salomão – que discorreu sobre o “O Judiciário do Futuro”.

Defendendo a realização de uma reforma política no país, o secretário-geral da OAB afirmou que o atual sistema eleitoral propicia a influência do poder econômico resultando nas desigualdades existentes na sociedade na esfera política. “É necessário acabar com o investimento de empresas em campanhas eleitorais e partidos políticos. Infelizmente o que temos visto é o financiamento visando o benefício em licitações”, reitera Claudio Pereira.

Ao falar sobre o chamado financiamento democrático das campanhas eleitorais, que consiste na possibilidade de financiamento empresarial, empreiteiras, bancos e limite nominais para doação de pessoas físicas, Cláudio ressaltou o julgamento da Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) 4.650, proposta pelo Conselho Federal da OAB, que trata da proibição do investimento empresarial para o financiamento de candidatos e partidos políticos.

Cláudio Pereira pontua que a aprovação do projeto de Reforma Política seria positiva, pois o processo de transferência dos votos na legenda seria alterado dificultando a eleição de pessoas com fraca vivência política que se elegem devido as grandes transferências de votos. “Dados alarmantes nos mostram que apenas 7% dos deputados federais são eleitos com votos próprios, os outros 93% com votos transferidos. Isso é um sério problema do voto proporcional que acaba elegendo diversos candidatos desconhecidos com poucos votos”.

Finalizando sua apresentação falou sobre o sistema proposto pela OAB juntamente com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e mais de cinquenta entidades representativas da sociedade civil, que visa a eleição proporcional em dois turnos.

De acordo com a proposta, o eleitor votaria em primeiro turno no partido que possui ideologia partidária na qual ele se identifica e depois, com o resultado das urnas o partido disponibilizaria a lista dos candidatos correspondente ao dobro do número de cadeiras as quais ela terá na Câmara, e com esta lista, o eleitor votaria no seu candidato preferido.

“Com este prática, haverá uma drástica redução do número de candidatos, pois só ingressariam na política pessoas que têm ideais partidários e ideológicos e ainda reduz drasticamente o gasto com campanhas, que hoje é milionário em nosso país”, resumiu o secretário-geral da OAB.

Ao fim dos painéis foram entregues placas de agradecimento pela participação no evento, aos conferencistas do dia: os ministros do Supremo Tribunal de Justiça Antonio Carlos Ferreira e Luis Felipe Salomão e o secretário-geral do CFOAB, Cláudio Pereira de Souza Neto.

Logo depois uma sessão de autógrafos do livro “Direito Privado: Teoria e Prática” que está em sua segunda edição, de autoria do ministro do STJ, Luis Felipe Salomão, encerrou com chave de ouro a programação do evento que foi considerado um sucesso total pelo Conselho Seccional da OAB e por todos os que participaram da Conferência.

Confira a galeria de imagens AQUI

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone