Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Representantes da OAB/RO debatem relevância da presença de advogados nos processos de mediação e conciliação

Página Inicial / Representantes da OAB/RO debatem relevância da presença de advogados nos processos de mediação e conciliação

Da esquerda para direita estão: Breno de Paula, Veralice Veris, Andrey Cavalcante e Elton Fulber

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) participaram, na terça-feira (17), da Sessão do Conselho Pleno da OAB nacional. A reunião aconteceu em Brasília (DF), na sede do CFOAB. Na ocasião, foi deliberado sobre a presença de advogados nos processos de mediação e conciliação.

“Trata-se dos autos de recomendação oriunda do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB, reunido no dia 6 do mês de abril em curso, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná”, ressaltou o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Tendo como expositor o presidente, Marcos da Costa, da OAB/SP, foi deliberado pelo colegiado propor o estudo feito pelo Conselho Federal, com a consequente adoção das providências cabíveis, tanto administrativas quanto judiciais, a respeito do Provimento nº 67/2018, do corregedor Nacional de Justiça, que dispõe sobre os procedimentos de conciliação e de mediação nos serviços notariais e de registro do Brasil.

Discute-se a legalidade e a inconstitucionalidade de ato do corregedor Nacional de Justiça que, nos termos do Provimento nº 67, de 26 de março de 2018, autorizou os serviços notariais e de registro a promover a mediação e a conciliação, no território brasileiro.

Andrey destacou que a OAB defende causas referentes à toda sociedade. “Assim com todos os conselheiros presentes na bancada apoiando o pronunciamento, nossos conselheiros também tiveram a oportunidade de ressaltar suas defesas em relação ao assunto tratado”.

O conselheiro federal por Rondônia, Breno de Paula, defendeu a adoção das providências necessárias pelo Conselho Federal perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e sugeriu propositura de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF). “Queremos a revogação do Provimento nº 67/2018, do corregedor Nacional de Justiça, com o intuito de extirpar do mundo jurídico a referida norma”.

Elton Fulber, também conselheiro federal, falou a respeito da resolução. “Vejo esta resolução 67 da Corregedoria Nacional de Justiça como mais uma tentativa de afastar do jurisdicionado a efetiva tutela jurisdicional, nos mesmos moldes que já ocorreu no TJ de Rondônia com o aumento absurdo das custas e na Justiça do Trabalho com uma reforma trabalhista que afasta o cidadão da jurisdição pelo medo de ser apenado com pagamento de elevadas despesas processuais. Não vamos nos calar frente a mais um golpe contra a população brasileira”, comentou.

A conselheira federal, Veralice Veris, afirmou que: “não permitiremos que o jurisdicionado seja prejudicado com esse provimento que, de maneira objetiva, só afasta as pessoas da Justiça, uma vez que faz-se necessária a presença do profissional da advocacia na defesa dos direitos dos cidadãos”.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone