A Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos (CDDI) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, criada em abril de 2024, teve um ano marcado por diversas ações voltadas à valorização da advocacia sênior e à proteção dos direitos das pessoas idosas.
De acordo com a presidente Nucimelia Ribeiro, em maio, a comissão realizou sua primeira reunião ordinária, onde foram discutidas estratégias para inclusão digital da advocacia com mais experiência de vida, reuniões bimestrais presenciais e ações de valorização da pessoa idosa.
No mês de junho, a CDDI promoveu um ato público no Dia Mundial de Conscientização de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, com palestras realizadas no Espaço Alternativo. Também participou do III Encontro Estadual de Promoção e Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa e marcou presença no Arraial da OAB.
Em julho, a comissão realizou uma ação social no Lar Leal em comemoração ao Dia dos Avós, com orientações de saúde, atividades recreativas e jantar especial para os idosos. A CDDI também participou de reuniões no Conselho Municipal da Pessoa Idosa e organizou debates sobre interação digital.
Além disso, segundo Nucimélia, no mês de agosto, a comissão promoveu o curso “Como Interagir nas Redes Sociais – Habilidades Digitais”, conectando gerações e incentivando a inclusão digital. Também iniciou diálogos com a Secretaria de Educação para realizar palestras em escolas sobre os direitos e valorização dos idosos.
Em setembro, a CDDI participou de palestras em escolas da rede pública, abordando a conscientização sobre os direitos dos idosos e o combate à violência. Também realizou reuniões sobre conscientização da Doença de Alzheimer e participou de cursos em parceria com outras comissões da OAB-RO.
Em outubro, a comissão celebrou o Dia Mundial da Pessoa Idosa, destacando os 21 anos do Estatuto do Idoso como marco na proteção e garantia de direitos.
No mês de novembro, a CDDI participou da 6ª Conferência Municipal de Porto Velho, debatendo políticas públicas para a população idosa, e foi homenageada com uma Moção de Aplauso por sua atuação.
Por fim, em dezembro, encerrou o ano com uma confraternização entre as integrantes, celebrando os resultados alcançados ao longo do ano.
A CDDI da OAB-RO encerra 2024 como referência em ações voltadas ao fortalecimento dos direitos dos idosos e à valorização da advocacia sênior, com o compromisso de ampliar ainda mais suas atividades no próximo triênio.