Página Inicial / Rogério Teles é nomeado presidente da Comissão Diversidade Sexual e Gênero LGBTQ+

O advogado Rogério Teles da Silva foi nomeado pelo presidente Márcio Nogueira para presidir a Comissão da Diversidade Sexual e Gênero LGBTQI+ da OAB Rondônia. A Comissão tem a responsabilidade de levar temas e questões relacionados à diversidade sexual e identidade de gênero, a discussão e defesa dos direitos humanos e especialmente de conscientizar a sociedade quanto aos direitos das pessoas LGBTIAP+, e de enfrentamento à homofobia.

Conforme o novo presidente, a comissão tem a importante missão de contribuir para que a Advocacia entenda a Diversidade como uma forma de pluralidade humana, considerando que cada pessoa possui características próprias, que reunidas formam a identidade enquanto sociedade. “É essencial o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero para a construção de uma sociedade mais justa, que respeita o diferente”, diz.

Presidir a comissão, para o advogado, é desafiador. “Para todos que aceitaram compor a Diretoria desta Comissão, se torna um grande desafio. Somos advogados e advogadas compromissados (as) com a inclusão e a representatividade. É ainda mais desafiador quando entendemos que a nossa missão é contribuir com a defesa de direitos de pessoas LGBTIAP+ e com o enfrentamento a práticas LGBTIfóbicas (homofóbicas) estruturais”, diz.

Em sua atuação na Ordem, já foi membro da Comissão da Jovem Advocacia; membro da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero, onde colaborou no sentido de ter uma comissão mais voltada para as questões sociais, e para defesa de direitos das pessoas LGBTIAP+.

Para o presidente Márcio Nogueira, a Comissão tem uma importância extremamente relevante. “Considero essa formação da diretoria representativa e necessária para o desenvolvimento dos projetos, que sem sombra de dúvidas contribuirão com uma Ordem mais representativa, inclusiva e diversa. A diretoria, assim como a comissão, têm membros e membras compromissados (as) com os objetivos da Comissão e com o fortalecimento da Ordem”, diz.

Ele ainda agradeceu ao trabalho na presidente Rayle Santana à frente da comissão que, por motivos pessoais, pediu para deixar a presidência.