Seccional participa do seminário ‘Mais Mulheres na Política’

Página Inicial / Seccional participa do seminário ‘Mais Mulheres na Política’

Vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) recebeu, na última quarta-feira (8), o seminário ‘Mais Mulheres na Política’, organizado pela Fundação Milton Campos e Mulher Progressista, com apoio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO). A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Renata Fabris, representaram a Seccional no evento.

O seminário objetiva debater com as mulheres de vários municípios de Rondônia, a ampliação da representação feminina na Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e no Poder Executivo, já nas eleições de 2018.

Durante a atividade, foram realizadas as palestras “Mulheres de Atitudes Para Um Mundo Melhor”, ministrada pela líder em coach Mileine Vargas; “Campanhas Eleitorais para Mulheres: Desafios e Tendências”, apresentada pela PHD em Ciências da Comunicação, Luciana Panke; e “Mulheres no Poder”, abordada pela diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), Elizeth Mesquita.

Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RO, Renata Fabris

A vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, ressaltou a presença feminina na advocacia e as dificuldades que as mulheres encontram devido às discriminações ainda existentes. “A Ordem ainda não tem um número de mulheres representando as advogadas à altura do número de profissionais credenciadas no estado. A Seccional tem a missão de fazer com que a mulher advogada participe cada vez mais da política da entidade, do cenário político, e em todos os segmentos da sociedade”.

Participando como debatedora, a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB/RO, Renata Fabris, destacou que “a desigualdade entre homens e mulheres ainda é muito grande, principalmente em termos de cargos e salários, e enfatizou que a luta por uma igualdade que represente justiça e democracia não pode mais esperar. As mulheres já são protagonistas em diversos setores, e isso significa a possibilidade da concretização dos interesses femininos”.

Também participaram do evento como debatedoras, a advogada Jaqueline Cassol e a vereadora e presidente do Conselho de Mulheres de Porto Velho, Cristiane Lopes.