Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Secretário-geral da OAB defende fortalecimento da advocacia pública

Página Inicial / Secretário-geral da OAB defende fortalecimento da advocacia pública

Brasília – Em palestra sobre a função essencial que a advocacia de Estado presta à Justiça, o secretário-geral da OAB Nacional, Cláudio Pereira de Souza Neto, defendeu um maior fortalecimento das bases da advocacia pública no Brasil.

O diretor proferiu a palestra de abertura do Encontro Nacional Conjunto Anpaf-Unafe, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores Federais em parceria com a União dos Advogados Públicos Federais do Brasil, nesta quinta-feira (22), na sede do Conselho Federal da OAB.

“Um corpo jurídico qualificado e autônomo é fundamental a qualquer órgão. A Constituição Federal de 1988 criou para tanto a advocacia pública, que cresce em número, reconhecimento e atribuições. Mas precisa, sim, ser fortalecida para que o Brasil combata a corrupção. Um fortalecimento das bases, vertical e ascendente. O trabalho desses profissionais impede a saída de bilhões de reais dos cofres públicos, representando uma contribuição imensurável a economia do País”, apontou.

Ele também defendeu a legitimidade da percepção de honorários advocatícios por esses profissionais. “Os honorários são a justa remuneração do advogado, independentemente deste ser contratado por empresa privada, pública ou servidor de órgão. A atuação do advogado público catalisa formas inovadoras de resolução de litígios”, completou.

VISÕES

O ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José de Castro Meira defendeu que advogados públicos federais possam ter a liberdade para também atuarem na atividade privada. “Temos modelos bem sucedidos na maioria dos Estados, ao todo 23, onde os advogados públicos podem advogar na esfera privada. E isso não traz qualquer prejuízo à prestação de um bom serviço, pelo contrário, o profissional se mantém exercendo sua essência funcional. É fundamental que a carreira da advocacia pública não seja uma casa de passagem, mas um caminho que os advogados tenham prazer em atuar”, disse.

Roberto Domingos da Mota, presidente da Unafe, finalizou a atividade ponderando que a advocacia pública está umbilicalmente ligada à OAB. “Mais do que entidade de classe, a Ordem tem se mostrado uma fiel parceira em todas as demandas apresentadas pelos advogados estatais, tem sido nossa voz nas esferas Judiciária e Legislativa”, agradeceu.

(DG)

Fonte da Notícia: CFOAB

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone