Os painéis temáticos da I Conferência Estadual da Jovem Advocacia tiveram início da manhã desta sexta-feira (31/03). Neste segundo dia de evento na sede da OAB-RO, em Porto Velho, especialistas em diferentes áreas do direito assumiram de promover um debate sobre temas relevantes para a advocacia e a sociedade em geral.
Entre os assuntos abordados durante toda a manhã nos painéis da conferência estão Desafios da Jovem Advocacia Iniciante, Diversidade Racial e de Gênero e o Sistema de Justiça, Contratos na Era Digital: Redes Contratuais e Empreendedorismo, Administrativo com Foco na Jovem Advocacia, além do painel prático sobre PJE – Calc.
Conforme Larissa Rodrigues, uma das organizadoras e palestrantes do evento, os palestrantes convidados para a conferência são especialistas em suas respectivas áreas de atuação e trazem uma importante contribuição para o debate em torno dos temas propostos. “Nós falamos sobre a prospecção de clientes, como o marketing digital ajuda nessa prospecção, a importância da interdisciplinaridade para a atuação do direito e a importância da participação na Ordem como networking, entre outros temas relevantes para o início da carreira na advocacia”, afirma Larissa que estava acompanhada dos demais especialistas no assunto como Danilo Alencar e Wilson Vedana palestrando do auditório da entidade.
Já no plenário, o advogado Lucas Albuquerque, presidente da Jovem Advocacia da OAB-SE, que veio participar do Colégio Nacional de Presidentes da OAB Jovem, realizado na quinta-feira (30/03), e ministrou, na manhã desta sexta-feira, o painel temático como tema Igualdade Racial e Gênero no Sistema de Justiça. “Foi uma abordagem ampla, passando cota racial, questão de a investigação ser baseada somente na cor da pele, erro judicial, se as unidades prisionais têm lugar específico para comunidade LGBTQIA+, dentre outros temas. E a participação de estudantes e advogados com mais de 15 anos de advocacia foi muito gratificante. Primeira vez aqui no Norte, e vou sair daqui enriquecido, aprendi muito também”, disse.
O plenário também contou com a palestra sobre Direito Administrativo desenvolvido pela advogada Maracélia de Oliveira e pelo advogado Felipe Gurjão.
A I Conferência da OAB-RO é uma iniciativa importante para a instituição, que busca promover a atualização e a capacitação dos profissionais do direito, além de contribuir para o aprimoramento do sistema jurídico brasileiro como um todo.
O evento também é uma oportunidade para o público em geral acompanhar as discussões e se informar sobre os temas em pauta, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e da democracia.