Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Semana da Paz em Casa: Projetos Semeadura e Abraço exibem filmes para conscientizar agressores

Página Inicial / Semana da Paz em Casa: Projetos Semeadura e Abraço exibem filmes para conscientizar agressores

Eles cometeram violência familiar ou doméstica contra a mulher e, em grupos reflexivos, recebem oportunidade real de mudança de comportamento por meio de ações de responsabilização e educativas. Ao todo, 50 homens assistiram na segunda-feira, dia 11 de março, ao filme Vidas Partidas, uma ficção com um triste paralelo com a realidade de muitas mulheres, inclusive a que dá nome à Lei 11.340/2006.

Como a Maria da Penha, que inspirou a legislação, a personagem do filme também fica paraplégica por causa de um tiro, dado pelo próprio marido.

A sessão de cinema é uma das atividades da Semana da Paz em Casa, dentro dos projetos Abraço e Semeadura. Logo após a exibição, os profissionais do Núcleo Psicossocial promovem um debate com os participantes, esclarecendo os padrões da violência e as mudanças necessárias para mudar essa realidade nos lares.

A exibição do filme, nesta semana, é apenas uma das 10 sessões que os frequentadores são obrigados, por força da sentença.  Em cada uma temas diferentes, esclarecedores e impactantes. “Eles chegam aqui com uma postura impaciente, sem crença na metodologia, porém, após as primeiras sessões, já manifestam a diferença que o trabalho está fazendo na vida deles”, esclarece a psicóloga Mariângela Onofre, que coordena as sessões com as mulheres do Projeto Abraço, pioneiro no âmbito do Poder Judiciário do país, idealizado pelo Juiz Álvaro Kalix Ferro e implementado em 2009.

As vítimas também participam do Abraço, mas de forma voluntária. As sessões de terapia, no caso, servem de apoio psicológico para conseguirem superar a violência e seguirem suas vidas com mais autoestima e empoderamento.

“Geralmente, elas chegam com muitas dores, sobretudo psicológicas; afinal a violência doméstica é cometida pelo companheiro em quem elas depositavam confiança e amor. São sonhos destruídos por comportamentos machistas, ameaçadores, opressores”, completou.

No Semeadura, homens com problemas de adicção de álcool e drogas recebem um acompanhamento mais específico. “Sabemos que drogas podem detonar comportamentos violentos, por isso temos de nos preocupar com o tratamento desses homens, para que não voltem a agredir”, explica Cristiano de Paula.

Aliás, tanto no Semeadura quanto no Abraço são baixos os índices de reincidência, e esse é o indicador de que o caminho para enfrentar a violência passa por uma mudança de cultura, conforme destaca o juiz Álvaro Kalix Ferro, titular do Juizado e coordenador de Mulheres do Tribunal de Justiça de Rondônia.

“O trabalho realizado aqui em Rondônia é pioneiro e se tornou referência para outros estados. Outras comarcas também utilizam a metodologia que tem feito diferença no combate à violência de gênero, algo complexo que precisa de uma visão ampliada para se lidar”, completou o magistrado.

As sessões de cinema reflexão ocorrerão mais duas vezes ao longo da Semana da Paz em Casa: na terça, 12, com o grupo de mulheres vítimas. Na quarta, será a vez do grupo terapêutico de homens do Abraço. Sempre com o propósito de promover o debate.

Fonte da Notícia: Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone