Dando continuidade às ações relativas ao mês do Orgulho LGBTI, comemorado no dia 28, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) realiza Seminário de Orgulho LGBT, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO).
No evento, serão proferidas as palestras “Estupro corretivo e lesbofobia”, hoje (25); “Masculinidade tóxica nas relações homoafetivas”, amanhã (26); “Invisibilidade bi”, na quinta-feira (27); e “STF e a criminalização da transfobia”, encerrando o evento na sexta-feira (28). O Seminário ocorrerá no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro), em Porto Velho, das 19h às 22h.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, reforça que a Ordem está ao lado das minorias pela busca de seus direitos e para o combate ao preconceito. “Nós, como defensores da Constituição Federal, não podemos aceitar qualquer forma de discriminação, seja por orientação sexual, seja por gênero, seja por idade. Estaremos sempre ao lado destas pessoas para que haja igualdade entre todos, como prevê a Carta Magna”.
Cássio Vidal, presidente da CDDH, ressalta que a questão LGBTI se insere num contexto mais amplo de proteção e promoção dos direitos humanos. “Entendemos que nosso papel é estimular o respeito e o debate de ideias, a fim de promover a dignidade humana plena e a possibilidade dum viver feliz, através da autonomia das pessoas e liberdade para se expressarem e viverem da maneira que melhor lhes aprouver, sempre respeitando as diferenças e exaltando as semelhanças”.