A declaração do Senador foi feita durante a mobilização nacional para a reforma política realizada pelo Conselho Federal da OAB, na terça-feira(06). Representantes de várias movimentos que defendem a reforma, bem como a sociedade em geral interessada na proposta participaram da mobilização que teve o propósito de intensificar esforços no sentido pressionarmos o Congresso a não mais adiar a reforma política.
Ao se pronunciar, o Senador Pedro Simom (PMDB/RS), declarou-se favorável à reforma e comentou: “a sociedade brasileira não precisa esperar uma mudança no sistema eleitoral sem que haja uma pressão popular”.
Para o Conselheiro Federal da OAB que representa Rondônia, Elton Sadi Fülber, a declaração do Senador foi de suma importância para chamar a atenção da sociedade sobre essa proposta que só depende dos eleitores brasileiros. “Em outras palavras, se não houver pressão popular, as coisas não podem mudar no nosso país”, declarou o Conselheiro.
Em Rondônia, acontece no dia 14 de agosto um ato público para mobilizar a sociedade a aderir ao projeto de reforma e assinar as subscrições ao projeto, fisicamente – na sede da OAB – ou digitalmente, através do site eleicoeslimpas.org.br