Com o objetivo de aliar o conhecimento jurídico à prática, especialmente aos advogados em início de carreira, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) promoveu a primeira Audiência Simulada Trabalhista no sábado (24), na sede do Espaço Caaro. O evento foi considerado um sucesso de público, em sua primeira edição, pois teve a presença maciça de advogados que foram em busca de aprimoramento.
A audiência foi realizada por meio da ação conjunta da Comissão Especial de Estudo de Direito do Trabalho, Comissão da Jovem Advocacia, Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), com apoio da Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (Aronatra).
Foram realizadas três audiências: Conciliação; Una e de Instrução; que serviram para ampliar as discussões comuns na Justiça do Trabalho e tendências, uma vez que as simulações contaram com a presença de advogados experientes na área, um juiz do trabalho e conciliador da Justiça Trabalhista.
De acordo com a secretária-geral adjunta e membro da Comissão de Direito do Trabalho, Aline Corrêa, a parceria entra a OAB e Aronatra foi bastante exitosa e rendeu bons frutos, pois houve a representação fidedigna de uma audiência trabalhista. “Tivemos um magistrado da Justiça do Trabalho, que presidiu a audiência, membros experientes da advocacia trabalhista como mediadores da simulação e partes bem atuantes. Tenho certeza que os colegas saíram altamente preparados para enfrentar as dificuldades do dia a dia”.
Para Vinicius Noé, presidente da Comissão de Estudo de Direito do Trabalho, secretário adjunto da OAB Jovem e coordenador de integração e interiorização da ESA/RO, o sucesso do evento deveu-se a integração das Comissões, uma das principais metas da atual gestão: “a atuação em conjunto para promover as melhorias que a advocacia do estado precisa. Só temos que agradecer a todos que se juntaram neste projeto”.
Elton Assis, presidente da OAB, parabeniza os membros pelo sucesso do evento, e destaca que “esse é a primeira de várias ações que virão para aliar o conhecimento jurídico à pratica para a melhor prestação jurisdicional”.
Aline Corrêa complementa que as simulações devem acontecer, não só na seara trabalhista, mas em todas as demais área com vistas a “preparar os advogados, em especial aqueles em início de carreira, para o mercado de trabalho e os desafios diários que a advocacia exige”.