Sistema Eletrônico de Informações terá nova versão

Página Inicial / Sistema Eletrônico de Informações terá nova versão

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2016 o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizaram o evento de lançamento da versão 3.0 do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com novidades que prometem facilitar o uso da ferramenta para os que adotam o sistema, como o Tribunal de Justiça de Rondônia.

O evento aconteceu na sede da Enap, em Brasília, e foram anunciadas as novas funcionalidades da ferramenta e houve a apresentação de experiências e desafios de instituições que aderiram ao sistema e os resultados obtidos.

Participaram do evento o desembargador Isaías Fonseca Moraes, o juiz auxiliar da presidência, Ilisir Bueno Rodrigues e os servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia, Alberto Ney Vieira Silva, José Miguel de Lima, Márcio Túlio de Melo Diniz, Steimntz Machado de Figueiredo e Júlio Cesar Viana do Almo, que se inteiraram das novidades e já estão promovendo as adaptações necessárias no âmbito do Poder Judiciário de Rondônia.

Para Ilisir Bueno a nova versão é de suma importância tanto para o Tribunal de Justiça de Rondônia como para a administração pública em geral, pois facilitará a tramitação de diversos processos entre as repartições que já estão utilizando o SEI. “A nova versão traz mais de 80 novos procedimentos que irão possibilitar ainda mais celeridade nos processos”, afirmou o juiz auxiliar da presidência.

Além das novidades do SEI 3.0, os participantes conheceram o Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional. A solução é uma evolução na tramitação eletrônica de processos e permite que os documentos sejam expedidos e acompanhados exclusivamente em ambiente virtual, entre os órgãos públicos que aderirem à ferramenta.

Durante a cerimônia foi anunciado que também haverá o lançamento da Comunidade de Prática do SEI, que tem como objetivo reunir as diversas pessoas que se relacionam com um tema para que tenham um ambiente de troca.

SEI
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é cedido gratuitamente para os órgãos e entidades da Administração Pública. Até o momento, 96 instituições federais aderiram ao sistema – 62 estão em fase de implantação e 34 já utilizam a ferramenta.

O Sistema tem o potencial de simplificar processos de trabalho, tornar célere a prestação dos serviços e reduzir os custos de manutenção da atividade pública.

Fonte da Notícia: TJ-RO