O nível do rio Madeira continua subindo e milhares de famílias estão desabrigadas por conta da cheia. Buscando amenizar o sofrimento destas pessoas a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Rondônia (OAB/RO), desenvolveu no inicio do mês de fevereiro uma campanha de solidariedade em prol dos atingidos.
Intitulada SOS Rondônia, a campanha visa angariar donativos tanto de alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, quanto doações em espécie, através de uma conta bancária no Banco do Brasil (dados ao final).
Assim como Porto Velho, muitos municípios aderiram a campanha que já arrecadou várias toneladas de alimentos além de uma boa quantia em dinheiro que foi revertida para compra de cestas básicas e extintores entregues a Defesa Civil.
A situação da enchente dos rios Madeira e Mamoré está extremamente crítica em Guajará-Mirim. No último dia 24 de março, a Prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública, tendo em vista que nos últimos dias as águas do rio Mamoré atingiram grande parte da cidade, afetando mais de 500 famílias.
Sensibilizada com a situação dos moradores a Subseção da OAB em Guajará, juntamente com os advogados iniciaram uma Ação Social intitulada: “Doe um quilo de alimento e esclareça sua dúvida com um profissional do direito”.
Através da ação que acontecerá nos dias 29 de março e 06 de abril, os doadores poderão esclarecer suas dúvidas de âmbito jurídico e realizar um gesto solidário em prol dos necessitados.
As ações acontecem a partir das 8h, em Guajará-Mirim na Igreja Metodista Wesleyana, localizada na avenida 15 de Novembro, em frente à Caerd, no Bairro Serraria. Já em Nova Mamoré as atividades acontecem no Centro do Idoso, localizado na avenida Travessa A, no bairro João Clímaco.
A presidente da Subseção de Guajará Mirim, Cherislene Pereira de Souza, lembra que também estão sendo coletadas peças de vestuário, roupas de cama, colchões e outros objetos do gênero, que possam ser úteis neste momento.
Os donativos arrecadados serão entregues, pela Subseção, às Coordenadorias Municipais da Defesa Civil de Guajará Mirim e Nova Mamoré, responsáveis pelos planos estratégicos das ações que visam assistir às famílias atingidas pelas cheias. A Defesa Civil também indicará as demandas necessárias no momento para que os valores arrecadados através da conta bancária sejam revertidos para atender os desabrigados.
Dados Bancários
Nome da Conta: SOS Enchentes Rondônia
Banco do Brasil
Agência: 2757-X
Conta corrente: 1000-6