Página Inicial / Subseção de Ariquemes leva cidadania a estudantes com o projeto “OAB vai à Escola”

Evento envolveu estudantes do ensino médio da escola Cora Coralina

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Subseção de Ariquemes, esteve na última quarta-feira (24), na Escola Estadual Cora Coralina, no município de Ariquemes, realizando mais uma etapa do projeto “OAB Vai à Escola”, que objetiva levar um pouco mais de conhecimento sobre os direitos e deveres constitucionais aos estudantes da rede pública de ensino do estado de Rondônia.

Durante o evento, que envolveu estudantes do ensino médio e professores, os advogados Alex Sarkis, presidente da Subseção de Ariquemes; Elton Fülber, conselheiro federal da OAB/RO; Cynthia Muniz, conselheira estadual, e Marcos Alves, presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e Mobilização Comunitária da OAB/RO, ministraram palestras abordando temas como direitos fundamentais do cidadão, ética, valores e cidadania na escola; entre outros.

Ao final das palestras, os estudantes interagiram questionando a respeito dos assuntos abordados, e ganharam exemplares da Constituição Federal.

Segundo explica o presidente da Comissão de Cidadania, Marcos Alves, o projeto está em fase de interiorização, levando cidadania e educação para mais municípios do estado, além da capital. “O programa OAB vai à Escola se interiorizou, e prosseguimos com responsabilidade, dedicação e organização no desenvolvimento desse grande projeto efetivado pela atual gestão da OAB/RO, capitaneada pelo nosso presidente Andrey, um grande incentivador do projeto. Parabéns a todos que com amor e dedicação se lançam voluntariamente nessa missão de levar cidadania em favor dos jovens de Rondônia”.

Elton Fülber, conselheiro federal da OAB/RO, fala da importância de levar essas noções de Direito para os alunos das escolas públicas do estado. “Através dessa atividade, a OAB cumpre importante função social. Parabenizo a todos que participam desse projeto que visa conscientizar, educar e proporcionar a reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, que devem ser colocados em prática todos os dias. A interiorização de projetos como este mostra o compromisso desta gestão com a advocacia do interior”, pontua.

A conselheira estadual Cynthia Muniz falou sobre sua trajetória profissional, desde quando ingressou na faculdade aos 17 anos, e como conseguiu conciliar a profissão, com a família, maternidade, e estar sempre presente na OAB como tesoureira, presidente e agora conselheira. “O início foi difícil, por ser muito jovem, mulher, mas segui firme e permaneci até hoje na função de advogada. Em dezembro deste ano completo 20 anos de formada e tenho orgulho de ter permanecido sempre atuando na Ordem. Quero estimular os jovens a seguir uma carreira, traçar metas e escolher um plano de vida sempre espelhando-se em profissionais dignos, éticos e que compartilham de suas experiências com aqueles que ainda estão em dúvida sobre seu futuro profissional, ressalta.

Alex Sarkis, presidente da Subseção de Ariquemes, enaltece a realização do evento. “É sempre muito importante a presença da OAB/RO em todo o estado, tanto para a advocacia quanto para a sociedade. Essa iniciativa contribui para que os alunos tenham uma vida social com o pleno exercício da cidadania. Desta forma, alcançamos nosso objetivo de conscientizar esses jovens nos parâmetros da democracia, e incentivar o desenvolvimento intelectual e moral”, destaca.

O projeto criado pela OAB/RO é realizado através da Escola Superior de Advocacia (ESA/RO), com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e apoio das Subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro), e visa orientar estudantes e professores sobre temas relacionados à cidadania e à justiça social como, por exemplo, Direito Civil, Penal, Trabalho, ECA, dentre outros de interesse da sociedade.