Página Inicial / Subseção de Cacoal da OAB/RO realiza Sessão de Acolhimento aos novos profissionais da advocacia

Comissão OAB Jovem de Cacoal

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), por meio da Subseção de Cacoal e Comissão dos Jovens Advogados (OAB Jovem), realizou, na última semana, uma Sessão de Acolhimento para recepcionar os novos advogados que atuam na região. O objetivo foi de disseminar informações importantes sobre o exercício da advocacia para melhor familiarização dos novos profissionais. Além de visar à melhoria da advocacia.

Antes da solenidade de credenciamento, os novos profissionais assistiram a palestras com juízes falando da forma de atuar na vara específica de titulação, logo após realizaram visitas aos cartórios conversando com os serventuários das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Vara Cível, 1ª e 2ª Vara Criminais, juizados especiais e Vara do Trabalho.

No período da tarde iniciaram um ciclo de palestras com a participação dos conselheiros estaduais e presidente de comissões de acordo com a programação.

Para o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, a participação dos jovens advogados na OAB é extremamente importante e possibilita o aprofundamento de debates com novas ideias. “Os jovens têm muito a contribuir para a advocacia rondoniense. A comissão que atua em Cacoal está comprometida e entusiasmada para lutar pela Ordem e pela advocacia jovem”, pontua.

A presidente da Subseção, Julinda Silva, destaca a importância do Acolhimento para os novos profissionais. “A programação é feita para que os novos advogados possam se familiarizar com os órgãos do Poder Judiciário, o sistema OAB e também para conhecerem seus direitos. Tenho certeza que este momento representa a realização de um sonho para todos”, salienta.

Palestrando sobre “A Ética do Advogado e a Captação de Clientela”, o conselheiro estadual Diógenes Nunes de Almeida salienta que o objetivo da Seccional Rondônia é auxiliar o advogado iniciante na carreira a enfrentar o mercado de trabalho. “Com o Acolhimento, os novos profissionais terão o conhecimento teórico e capacitação prático-profissional que possibilitará melhor exercer as atividades inerentes à advocacia”, comentou.

Para a conselheira estadual Glória Chris Gordon, que palestrou sobre “Os Desafios do Jovem Advogado”, eventos como esse são de grande relevância para o futuro da carreira dos profissionais. “Penso que os novos advogados e advogadas devam pautar sempre a vida profissional de forma ética e digna. Também devem lembrar que a OAB é o lugar onde irão encontrar o apoio devido em relação à classe”, disse.

Segundo o conselheiro estadual Valério Milani, a OAB/RO preparou uma extensa programação marcada por palestras e visitas às unidades judiciais de Cacoal. “Exercer o Direito é um privilégio e a Seccional nos proporciona muitos eventos importantíssimos e um deles é a Sessão de Acolhimento aos novos profissionais da área. Pois possibilita ter o conhecimento necessário para o inicio da carreira”, assegurou o conselheiro, que palestrou sobre “Advocacia Pública nos Dias Atuais”.

O presidente da OAB Jovem de Cacoal, Leonardo Fabris, comenta que tanto o acolhimento quanto outros projetos são essenciais para o fortalecimento e capacitação da jovem advocacia no interior do estado. “É de extrema importância a integração dos jovens advogados no sistema OAB para o bom desenvolvimento da profissão e fortalecimento da instituição. Ações voltadas aos jovens advogados resultaram em significativa melhora nas relações profissionais entre os colegas”, garante.

O diretor de Acolhimento, Rafael Costa Viana, destaca que “essa ação é muito importante, porque nos ajuda a fortalecer a nossa instituição e, consequentemente, todos nós como profissionais. É uma ótima oportunidade para saber na prática como é o dia a dia na advocacia. Contem conosco, estaremos sempre à disposição para o que precisarem”, pontua.

Também participaram da Sessão de Acolhimento o vice-presidente da Subseção, José Jovino Carvalho; o secretário-geral, Claudiomar Bonfá; a secretária-geral adjunta, Jaquelize Rodrigues, e o presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas, Vinicius Pompeu S. Gordon.

Clique aqui e confira galeria de fotos do evento.