A Subseção de Cacoal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Comissão da Mulher Advogada, esteve na Casa de Detenção do município para fazer as premiações do 1º Concurso de Poesias entre as apenadas, oriundo do Projeto Pérola.
O Projeto Pérola objetiva fomentar a leitura, a escrita, o aprendizado e a cultura, possibilitando às pessoas privadas de liberdade, além da remição de penas, uma forma de ressocialização. A ideia é promover concursos de poesias a cada quatro meses, que premiam com a remição de 20, 15 e 10 dias, para os 1º, 2º e 3º lugares.
O presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, elogia a iniciativa. “É uma forma de humanizar o sistema prisional, dando mais esperança e uma nova perspectiva às pessoas que estão privadas de liberdade. Todos saem ganhando com iniciativas desta natureza”.
Nesta edição, as vencedoras foram: 1º lugar – Andréia Malaquias dos Santos, com a poesia Aprisionamento; 2º lugar – Silvana Delfino, com a poesia Nostalgia; e em 3º lugar – Ana Paula Tibúrcio Ragonetti, com a poesia Amor Verdadeiro.
A Comissão ainda entregou kits higiênicos a todas as apenadas da Casa de Detenção. As seis participantes do concurso também receberam brindes e as vencedoras, além dos kits e dos prêmios, ainda foram presenteadas pelas lojas Officer Brands, Carmen Steffens e Donna.
A presidente da Subseção, Julinda da Silva, agradeceu a iniciativa da Comissão da Mulher Advogada de Cacoal. “Um excelente projeto que, além de contribuir para a reinserção dessas pessoas na sociedade, as motiva a trilhar um novo caminho, um interesse pelo estudo”.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Glória Chris Gordon, destaca que “Foi muito gratificante ver a dedicação e o esforço das apenadas que participaram do concurso e muito comovente ver o brilho nos olhos das vencedoras. O projeto contribuiu de forma muito positiva na vida de cada uma, espero que continuem participando. O próximo concurso está marcado para o dia 26 de outubro”.
Também participaram da premiação o secretário-geral da Subseção, Claudiomar Bonfá; as integrantes da CMA Cacoal Amanda Mangiere e Talânia Lopes de Oliveira; o advogado Alex Persch Junior, e a imprensa local.