Subseção de Jaru divulga carta aberta à sociedade

Página Inicial / Subseção de Jaru divulga carta aberta à sociedade

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Jaru/RO vem, por meio desta, manifestar indignação face aos alarmantes índices de criminalidade no nosso Município que, nos últimos anos vem crescendo assustadoramente e, sem nenhuma solução por parte das autoridades que detém o poder e a obrigatoriedade de garantir a segurança dos cidadãos.

A OAB de Jaru, há muito, tem cobrado providências junto as autoridades competentes, no sentido de aumentar o efetivo das polícias militar e civil, bem como melhorar as condições de trabalho dos policiais para que estes possam diligentemente proteger a sociedade, restabelecendo a segurança já totalmente perdida.

No entanto, vidas continuam sendo ceifadas violentamente, filhos perdendo pais, pais perdendo filhos e nenhuma providência tem sido adotada para diminuir a tamanha violência que assola a nossa cidade.

Nos últimos anos, estatisticamente, está sendo crescente o número de homicídios e outros crimes que acontecem em Jaru, tais como furtos e roubos tanto na área urbana quanto na área rural. É tão absurdo o índice que nos primeiros três meses deste ano, já foram registrados 17 homicídios, dos quais, quase a totalidade, encontra-se sem qualquer solução e, do mesmo modo, os crimes ocorridos em 2013, 2014 e 2015, levando a população a sentir-se ameaçada e refém dessa criminalidade.

A cidade encontra-se abandonada, relegada à própria sorte, pois nossos governantes e representantes políticos, incluindo nosso Governador do Estado, Secretário de Segurança Pública, deputados eleitos por nosso município nada têm feito para resolver essa problemática. A omissão de tais autoridades vem contribuindo com o agravamento da situação, embora a nossa Constituição estabeleça que é dever do estado promover a segurança pública da população.

Jaru está aprisionada, atrás das grades, enquanto os criminosos agem livremente, a luz do dia, sem que nada aconteça, fruto da omissão, inércia e irresponsabilidade daqueles que tem o dever de proteger a sociedade, leia-se as autoridades acima referidas.

Muitos se perguntam chocados, todos os dias, o que mais precisa acontecer para que as autoridades tomem posicionamentos firmes e concretos no combate à criminalidade em Jaru. Quantos precisam morrer? Quantas mães precisam perder seus filhos? Quantos filhos precisam perder seus pais? Quantas outras tragédias ainda têm que acontecer para que as autoridades parem de olhar apenas para seus problemas políticos, partidários e interesses pessoais? Será que esquecem que também têm famílias e filhos?

Enquanto as autoridades desfilam com seguranças pessoais pagos pelo Estado, os demais cidadãos estão expostos à criminalidade desenfreada dessa cidade que parece não ter lei.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Jaru, atribui a responsabilidade desses crimes, que infelizmente já ocorreram e os que ainda irão acontecer, as autoridades acima mencionadas, em razão de sua inércia, de sua omissão.

É com esse sentimento de indignação e abandono que a OAB convida toda a população de Jaru e região para cobrar soluções, providências urgentes e ostensivas das autoridades. E para isso realizará um ato público em memória de todas as vítimas da violência que assola nossa cidade e com o fim de exigir das nossas autoridades medidas concretas no sentido de proporcionar segurança a nossa população, cuja data será divulgada através da imprensa local.

QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA?

Fonte da Notícia: Subseção de Jaru