Usando roupas brancas, cerca de 50 advogados participaram de um ato público pela paz, na manhã desta terça-feira (19), em Jaru. Os profissionais homenagearam o advogado Carlos Arthur Wanderbrook, assassinado no último sábado (16), e percorreram ruas do município, saindo da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), passaram em frente aos prédios do Ministério Público, na Delegacia de Polícia Civil e Câmara de Vereadores.
O presidente da Subseção, Indiano Pedroso, diz que os índices de criminalidade têm sido preocupantes em Jaru. “Nosso objetivo é chamar atenção das autoridades contra a violência e em memória do advogado cruelmente assassinado com um amigo em um estabelecimento comercial enquanto almoçavam. Esperamos que providências sejam tomadas para mudar esse preocupante cenário”, comenta.
O conselheiro estadual Delmário Santana Souza afirma que a violência no município está preocupante. “A Subseção de Jaru e Seccional vêm alertando as autoridades há muito tempo. Estamos diante de criminosos perigosos agindo no município há anos. Toda a população está assustada, até as autoridades estão. O ato de hoje foi um pontapé inicial e vamos seguir realizando ações para chamar atenção das autoridades competentes”, disse.
A conselheira estadual Núbia Rubena lembrou que a Subseção, ao longo dos últimos anos, participou de reuniões, encontros e audiência pública para tratar sobre a criminalidade na cidade. “Já faz algum tempo que a cidade está mais perigosa. As pessoas estão com medo de sair de casa. A situação no município está grave. A melhoria na segurança pública é uma bandeira levantada por todos os advogados de Jaru”, comentou.
Elisa Dickel, conselheira estadual, explica que o assassinato do advogado e do amigo enquanto almoçavam deixou a população ainda mais amedrontada. “Necessitamos de mais segurança para o município e de respostas urgentes das autoridades. Vamos acompanhar também para o imediato esclarecimento do caso da morte, com a prisão do responsável ou dos responsáveis”, afirmou.
O advogado Carlos Arthur Wanderbrook, nascido em Campo Mourão-PR, atuava em Jaru há cerca de quatro anos e foi morto em um estabelecimento comercial onde almoçava com um amigo, também assassinado.
Documento entregue à Sesdec
A OAB/RO se reuniu, nesta terça-feira, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, com o secretário de Segurança do Estado de Rondônia (Sesdec), Antônio Carlos dos Reis, para solicitar providências no esclarecimento do homicídio. Participaram do encontro a vice-presidente da OAB/RO, Maracélia Oliveira, e secretário-geral adjunto, Eurico Montenegro Neto.