Na noite da última quinta-feira (6), advogados, acadêmicos, servidores estaduais, e psicólogos participaram da palestra “Constelação Familiar no Judiciário”, ministrada pela especialista Conélia Benesh Bonenkamp, na Subseção de Ji-Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). O evento foi promovido por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e com o apoio da Caixa de Assistência aos advogados de Rondônia.
A técnica psicoterapêutica fenomenológica, chamada de Constelação Familiar, é utilizada para solucionar conflitos e passou a ser utilizada pelo Poder Judiciário brasileiro, alguns tribunais já oferecem cursos de formação em constelação para juízes e servidores.
Para uma maior integração e demonstração da utilização da técnica, durante o evento foi realizada uma dinâmica de grupo com os participantes.
A presidente da Subseção de Ji-Paraná, Solange Aparecida da Silva, ressalta que “A palestra nos mostrou que estamos em constante evolução como seres humanos, que visa a melhoria em nossos relacionamentos, seja profissionais ou familiares”.
Durante o evento, também foi abordado o tema ‘Outubro Rosa’ – movimento internacional de conscientização contra o câncer de mama, e distribuídos laços para os convidados.
O evento ainda contou com as presenças do juiz da 1ª Vara Criminal de Ouro Preto, Haruo Mizusaki, da juíza Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro, titular da 2ª Vara Cível e da Infância e Juventude de Ji-Paraná, e do juiz Maximiliano Darcy David Deitos, do Juizado Especial Cível e Criminal de Ji-Paraná.
Os alimentos arrecadados no evento foram doados para a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Ji-Paraná.