A Subseção de Ouro Preto do Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) também aderiu ao movimento internacional Novembro Azul, que visa à conscientização sobre a necessidade do exame anual de prevenção ao câncer de próstata. A Subseção preparou um material com informações básicas para distribuir aos advogados, sobre as formas de prevenção e tratamento da doença.
Além da distribuição de material informativo, durante todo o mês de novembro, o prédio da Subseção ficará iluminado de azul – cor que simboliza a campanha de prevenção contra o câncer de próstata, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde.
O presidente da Subseção, Herbert Wender Rocha, ressalta a importância da campanha. “Queremos a advocacia cada vez mais forte, por isso é importante cuidarmos da saúde do advogado, realizando campanhas preventivas de saúde. Através dessas ações, podemos informar, conscientizar e mobilizar não só os advogados, mas a sociedade para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce”.
Novembro Azul
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, neste mês, também é comemorado o Dia do Homem, em 19 de novembro. A campanha pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 61 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.