Buscar em todo o site

Somente em agenda

Somente em comissões

Somente em galerias

Somente em publicações

Somente em setores

Somente em subseções

Somente em TED

Subseção de Ouro Preto do Oeste implanta “Projeto Pérola”, que promove reintegração social de mulheres apenadas

Página Inicial / Subseção de Ouro Preto do Oeste implanta “Projeto Pérola”, que promove reintegração social de mulheres apenadas

A Comissão da Mulher Advogada da Subseção lidera iniciativa para reduzir o tempo de encarceramento por meio da leitura e concurso de poesias.

A Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Subseção de Ouro Preto do Oeste, liderada pela advogada Paula Vasconcelos, está promovendo a segunda edição do ‘Projeto Pérola’, que tem como objetivo reduzir o tempo de encarceramento das apenadas por meio da leitura.

Segundo a presidente da OAB em Ouro Preto do Oeste, Cláudia Fidelis, o projeto foi criado pela CMA de Cacoal e diversas subseções da OAB Rondônia estão participando do projeto em suas respectivas cidades. “Esse projeto nasceu com a Chris Gordon, que na época presidia a CMA. Como é algo que busca promover a reintegração social de mulheres apenas, por meio da leitura, da escrita, do conhecimento, além de fortalecer a cultura para mulheres privadas de liberdade, por meio de um concurso de poesias, nossa Comissão aqui em Ouro Preto adaptou para nossa realidade”, destaca Fidelis.

O projeto Pérola é uma parceria entre a Subseção de Ouro Preto, por meio da CMA e a 1ª Vara Criminal de Ouro Preto.

Através do estímulo à educação por meio da leitura e escrita de poesias, as apenadas terão a oportunidade de ter suas penas reduzidas. A presidente da Comissão da Mulher Advogada de Ouro Preto, Paula Vasconcelos, explica que as poesias serão avaliadas por uma comissão composta pela CMA, um membro da Academia de Letras e um assistente social da Casa de Detenção. “Será feita uma análise dessas poesias e as três primeiras colocadas poderão ter de 10 a 20 dias de remissão de pena”, explica Vasconcelos.

Além disso, o projeto busca proporcionar uma maior percepção social para essas mulheres, transformando sua consciência sobre a importância da educação, formação cidadã e a oportunidade de reintegração à sociedade. “Além do acesso à educação, também fornecemos um kit de higiene e um dia de beleza, com corte de cabelo e maquiagem. Embora possa parecer pouco, para mulheres em situação de vulnerabilidade social e privadas de vínculos sociais, isso eleva suas perspectivas de vida”, comenta Cláudia, presidente da Subseção de Ouro Preto.

O projeto Pérola é uma parceria entre a Subseção de Ouro Preto do Oeste, por meio da Comissão da Mulher Advogada, e a 1ª Vara Criminal de Ouro Preto, representada pelo Juiz Carlos Burk. O presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, parabeniza a Subseção pela iniciativa e destaca a mudança na vida das mulheres apenadas. “A ressocialização em nosso sistema de Justiça consiste em proporcionar suporte necessário para que homens e mulheres encarcerados possam se reintegrar à sociedade, mas nem sempre isso é possível. Projetos como este transforma a realidade dessas detentas, oferecendo a elas uma chance de mudar o futuro para melhor. E a OABRO está presente, contribuindo para a transformação social das mulheres privadas de liberdade”, conclui.

Fonte da Notícia: Ascom OAB/RO

Mais Publicações

Acessos Rápidos

Nenhum evento próximo encontrado.
Josué Henrique,/ Whatsapp (32172100) responsáveis

69 3217-2099 telefone
Emile Melissa responsável

69 3217-2108 telefone
Jane Paulino responsável

Luana Maia,David Lukas responsáveis

Kea Alexia responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Irlene França responsável

Marcelo Marques,Shirley Vasconcelos responsáveis

Ivanete Damasceno (Jornalista) responsável

Emile Melissa responsável

Khenia Medeiros,Cristiane Oliveira responsáveis

Dr. Cassio Vidal ,Dra. Saiera Silva responsáveis

Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2101 telefone
Raianne Vitória,Livia Silva responsáveis

69 3217-2100 telefone
Cristiane Lima responsável

Cristiane Oliviera,David Lukas responsáveis

Ana Flávia responsável

69 3217-2108 telefone
Josué Henrique,Filipe Aguiar,3217-2100 WhatsApp responsáveis

Isa Carneiro,Rosa Brilhante responsáveis

Luana Maia,Jéssica Delai responsáveis

69 3217-2123 telefone