Subseção de São Francisco tem a primeira diretoria empossada

Página Inicial / Subseção de São Francisco tem a primeira diretoria empossada

Durante sessão solene na manhã desta segunda-feira (27), tomou posse a primeira diretoria eleita da Subseção de São Francisco do Guaporé da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO). Advogados de São Francisco e Costa Marques e autoridades do Judiciário, Ministério Público, Executivo, Legislativo e demais convidados prestigiaram a posse de Marcelo Cantarella da Silva – Presidente; Ledelaynne Togo Oliveira de Souza – Vice-Presidente; Cristiane Xavier – Secretária-Geral; Sergio dos Reis Moura – Secretário-Adjunto e Sebastião Quaresma Junior – Tesoureiro.

Em seu discurso de posse, Marcelo Cantarella demonstrou sua emoção em ter sido eleito para a primeira diretoria da OAB na Subseção que contempla também os advogados do município de Costa Marques. Inicialmente, destacou a importância dos profissionais que passam a dedicar parte do seu tempo de forma voluntária e altruístra para ajudar a fortalecer a advocacia na região e zelar pelo bem social. “Vamos defender as nossas prerrogativas e buscar a nossa valorização mostrando a essencialidade dos advogados para a manutenção da Justiça. Da mesma forma, promover as garantias pessoas e familiares dos advogados da região, para garantir o livre exercício da advocacia”, defendeu Cantarella.

O Presidente empossado ainda afirmou que será um ferrenho defensor dos direitos humanos e denunciará qualquer tipo de violação e esse direito, para tanto irá as Comissões que atuarão junto a sociedade “sempre que o interesse for a melhoria das condições sociais e dos jurisdicionados”. Também pediu apoio a Seccional da OAB para promover a modernização e o aperfeiçoamento dos profissionais da Subseção.

Andrey Cavalcante garantiu promover a qualificação aos profissionais de todo o Estado por meio da Escola Superior de Advocacia e anunciou as ações promovidas na sua gestão que buscam o aperfeiçoamento e a inclusão digital. Nesse caso, destacou: “temos como meta interna, cuidar da valorização do advogado e nela está a inclusão digital. A entidade irá instalar no Estado Núcleos de Inclusão Digital para capacitar e dotar os advogados de estrutura informatizada, preparando-os para o peticionamento online”. Para tanto Andrey salientou a parceria com a OAB do Rio de Janeiro, que, a custo ‘zero’, disponibilizará o treinamento para todo o Estado de Rondônia através da equipe técnica coordenada pela doutora Ana Amélia Barreto, considerada a maior referência na área dentro do sistema OAB.

Andrey conclamou os advogados a denunciaram os casos de honorários aviltantes e falou da ampla campanha que a OAB pretende fazer nesse sentido, que envolverá conscientização e de reafirmação de direitos essenciais ao exercício do advogado e da efetividade aos encaminhamentos das ações envolvendo casos de violação e da luta em favor do devido respeito as prerrogativas profissionais sempre com os olhos voltados ao aspecto coletivo deste Direito, “de forma a garantirmos a defesa dos cidadãos, a independência e liberdade no exercício do múnus publico de nossa digna profissão”.

Ele também estacou atuação junto ao TRT-14, ao Tribunal de Justiça e a Corregedoria-Geral do TJ-RO para a promoção de melhores condições aos profissionais e jurisdicionados, a parceria da CAARO com a OAB Prev na oferta de seguridade social, o estudo de dois planos de saúde, um nacional e outro estadual, para oferecer a categoria em breve e as lutas institucionais que OAB defende em conjunto com o Conselho Federal. Ao final, conclamou os advogados para se estar junto da OAB e ajudar a promover as mudanças sociais tão necessárias, em consonância com os ideais e princípios da “nossa Ordem para, assim, oferecermos respostas eficazes aos novos desafios”, sendo bastante aplaudido.

Fizeram ainda parte da mesa durante a sessão solene o Secretário-Geral da OAB/RO, Michel Barros, a Diretora da Fórum da Comarca, Juíza Claudia Vieira Maciel de Souza, o Promotor de Justiça, representando o Ministério Público, Marcos Giovani Artico, a Prefeita do município, Gislaine Clemente, e o Vereador Gerson Paulino, representando a Câmara Municipal.

Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa