A diretoria da Subseção de Vilhena da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) se reuniu com representantes da sociedade civil organizada do município, na última quinta-feira (3). No encontro, foram discutidas reivindicações da população local em relação a atos de corrupção na administração pública municipal, estadual e federal.
O presidente da subseção de Vilhena, Estevan Soletti, ressaltou na reunião que a OAB deve ser sempre procurada pela sociedade para tratar de questões de interesse público. Ele lembrou que o presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, já declarou que a Ordem pode, inclusive, ajuizar Ação Civil Pública quando necessário.
Ao final do encontro, os integrantes da OAB Vilhena e representantes de diversos segmentos decidiram convocar a população para realizar uma caminhada na cidade, no próximo dia 13 de março, às 8h, saindo da Praça Nossa Senhora Aparecida até a Praça dos Três Poderes.
Até o dia do ato, os representantes das instituições que participaram da reunião e outras que ainda serão convidadas a integrar o movimento se comprometem a redigir e subscrever uma Carta de Requisição, a ser encaminhada ao prefeito do município de Vilhena, ao presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena, ao governador de Rondônia e à presidente da República.
Na pauta de reinvindicações estão: 1) Não à Corrupção; 2) Não ao aumento da Carga Tributária (especialmente, CPMF); 3) Não ao Caixa 2 nas Campanhas Eleitorais; 4) Afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha; 5) Afastamento do Senador Delcídio do Amaral; 4) Hospital Regional de Vilhena (gestão, segurança, ACP); 5) BR 364 (duplicação, reparos, ACP); 6) Fortalecer o Conselho Municipal; 7) Redução do Repasse Ordinário da Câmara Municipal de Vilhena (reduzir de 7% a 4%).
Participaram da reunião Eduardo Campagnolo Hartmann, representante da OAB Jovem; João Paulo das Virgens, representante da Associação Vilhenense de Letras; Gelson Schimidtti, vice-presidente da ACIV; Franklin Francisco, representante do Rotary Clube de Vilhena; Jaime Bagattoli, representante do Sindicato dos Transportes; representante da Loja Maçonica Leistern Delano Rufato Grabner; José Marcondes Cerrutti, representante do Sindicato dos Madeireiros; Giancarlo Pazin, representante da Loja Maçônica Águia do Planalto, representante da Ordem Demolay-Capitulo Jean Clay o Mestre Conselheiro Mateus, representante do Sicoob Credisul Dante.