“Rondônia ocupa a vergonhosa posição de estado em que mulheres são assassinadas por serem mulheres. Somos campeões em feminicídio. A OABRO está lutando para mudar essa realidade”. Estas foram as palavras do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO), na abertura da “OAB por Elas – Unidas contra a violência doméstica”, promovido pela Comissão da Mulher Advogada (CMA), em Cacoal, na última quinta-feira (24/08).
O evento teve como objetivo promover o empoderamento feminino, um entendimento efetivo da Lei Maria da Penha, a busca pela igualdade de gênero e a eliminação da exclusão social.
Vanessa Esber, presidente da CMA, apresentou os dados alarmantes sobre a violência doméstica. “O último Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou que Rondônia também está em uma posição alarmante quando se trata de violência doméstica. Há quase 500 casos para cada 100 mil mulheres no estado”, enfatizou Vanessa Esber.
A presidente da Comissão também destacou a importância das campanhas e redes de apoio destinadas a orientar as vítimas na busca por ajuda. “É de extrema importância que as mulheres saibam que não estão isoladas, mas sim amparadas por uma rede de proteção prontamente disponível para oferecer suporte. Nesse contexto, estamos redobrando nossos esforços, transformando a OAB não apenas em uma aliada, mas também em uma promotora de iniciativas voltadas para o auxílio das mulheres”, declarou Vanessa.
A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Vera Paixão, presente no evento, mencionou o papel crucial desempenhado pela Ordem na defesa dos direitos das mulheres e destacou o apoio contínuo das ações da CMA, ouvidoria e do programa Pergunte por Aline, pilares fundamentais na luta contra a violência.
O presidente da Subseção de Cacoal, Diógenes Nunes Almeida, frisou a importância das discussões no evento. “Foi um encontro marcante, onde o empoderamento feminino, a compreensão profunda da Lei Maria da Penha e a busca incessante por igualdade de gênero ganharam destaque. Como Presidente da Subseção de Cacoal, fico honrado em testemunhar a dedicação de nossos colegas e parceiros nessa causa crucial”.
O evento contou também com painéis de discussão abordando diferentes formas de violência, suas consequências e procedimentos para denúncia. Entre os participantes, estiveram presentes o Tenente Coronel PM R Silva, Coordenador Adjunto de Atividades Sociais da Polícia Militar; Ivens dos Reis Fernandes, Juiz da 2ª Vara Criminal de Cacoal; Solângela Barros Guimarães Ferreira, Delegada Titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Vilhena; Karine Ribeiro Castro Stellato, Promotora de Justiça Titular da 6ª Promotoria de Justiça de Cacoal; Paulo Henrique dos Santos Silva, Vereador do Município de Cacoal; e Wilson Plaster, Psicólogo Jurídico do Núcleo Psicossocial da Comarca de Cacoal do TJ/RO.